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Authors
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Abstract(s)
Interest in the Metaverse has been rising, with the fashion industry surprisingly becoming one
of the first to adopt digitalization and virtual reality using new business models. However,
considering that the Metaverse is still at an early stage, it is challenging to define directions and
opportunities. This dissertation aims to understand how the fashion industry can benefit from
the Metaverse and what should be considered when implementing this technology trend. This
includes strategic guidelines for fashion brands to approach the Metaverse based on
characteristics such as brand size, target, and goals. With input from ten experts and a survey,
it was possible to identify the most important aspects influencing fashion companies in the
Metaverse and different opportunities to create value for customers. These include customer
experience and engagement, new sources of revenues, and the potential to become a new retail
channel in the coming years, subject to limitations associated with consumer adoption and
Metaverse technologies.
O interesse pelo Metaverso tem vindo a aumentar, com a indústria da moda a tornar-se, surpreendentemente, uma das primeiras a adotar a digitalização e a realidade virtual como novos modelos de negócio. No entanto, considerando que o Metaverso ainda se encontra numa fase inicial, é difícil de definir a sua direção e oportunidades. Esta dissertação tem como principal objetivo compreender como a indústria da moda pode beneficiar do Metaverso e, além disso, o que deve ser tido em consideração na implementação desta tendência tecnológica. Para tal, inclui orientações estratégicas para as marcas de moda abordarem o Metaverso com base em características como a dimensão, target e os objetivos da marca. Com o contributo de dez especialistas e um inquérito, foi possível identificar quias os aspetos mais importantes que influenciam as empresas de moda no Metaverso e as diferentes oportunidades de criação de valor para os clientes. Estas incluem a experiência e o envolvimento do cliente, novas fontes de receita e o potencial para se tornar um novo canal de retalho nos próximos anos, sujeito a limitações associadas à adoção pelo consumidor e às tecnologias do Metaverso.
O interesse pelo Metaverso tem vindo a aumentar, com a indústria da moda a tornar-se, surpreendentemente, uma das primeiras a adotar a digitalização e a realidade virtual como novos modelos de negócio. No entanto, considerando que o Metaverso ainda se encontra numa fase inicial, é difícil de definir a sua direção e oportunidades. Esta dissertação tem como principal objetivo compreender como a indústria da moda pode beneficiar do Metaverso e, além disso, o que deve ser tido em consideração na implementação desta tendência tecnológica. Para tal, inclui orientações estratégicas para as marcas de moda abordarem o Metaverso com base em características como a dimensão, target e os objetivos da marca. Com o contributo de dez especialistas e um inquérito, foi possível identificar quias os aspetos mais importantes que influenciam as empresas de moda no Metaverso e as diferentes oportunidades de criação de valor para os clientes. Estas incluem a experiência e o envolvimento do cliente, novas fontes de receita e o potencial para se tornar um novo canal de retalho nos próximos anos, sujeito a limitações associadas à adoção pelo consumidor e às tecnologias do Metaverso.
Description
Keywords
Metaverse Fashion industry Entry strategies Value creation Customer engagement Customer experience Virtual realities Digital fashion Metaverso Indústria da moda Estratégias de entrada Criação de valor Envolvimento do consumidor Experiência do consumidor Realidades virtuais Moda digital