Repository logo
 
Publication

Avaliação de apps utilizadas em contexto educativo

dc.contributor.authorVeiga, Francisco
dc.contributor.authorAndrade, António
dc.date.accessioned2020-09-14T14:20:13Z
dc.date.available2020-09-14T14:20:13Z
dc.date.issued2020-06
dc.description.abstractNos últimos anos assistimos a um aumento contínuo na utilização das tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem, mais concretamente na aplicação das tecnologias móveis dentro e fora da sala de aula. Em vez de indiferença ou recusa esta tendência é um aproveitamento do potencial latente e um esforço de adaptação da escola à importância da tecnologia na sociedade. Novas formas de ensinar e aprender utilizando o smartphone permitem o desenho de atividades que utilizem apps como ferramenta didática para serem usadas em contexto de sala de aula. O objetivo deste estudo é encontrar um conjunto de indicadores que permitam aos professores avaliar as apps de um reportório que tenham utilizado, ou que estejam ou pretendam utilizar em contexto educativo e que desejem partilhar com a comunidade para facilitar a sua adequada adoção. Fica fora do âmbito deste trabalho a problemática dos eventuais impactos do uso do smartphone na memória, na atenção ou em outras dimensões cognitivas: focamo-nos essencialmente no seu potencial como meio que explicita conhecimento e incrementa a motivação e a colaboração. Assim, chegamos a uma proposta de análise organizada em três categorias e 23 atributos.pt_PT
dc.description.abstractLately we have seen a continuous increase in the use of technologies in teaching and learning processes and more specifically in the use of mobile technologies inside and outside the classroom. Rather than indifference or refusal, this tendency is a harnessing of latent potential and an effort to adapt school to the importance of technology in society. New ways of teaching and learning using the smartphone allow the design of activities that apply apps as a didactic tool for use in the classroom. The aim of this research is to find a set of indicators that permit teachers to evaluate apps from a repository they have used, are using or intend to use in educational context and want to share with the community to facilitate their proper adoption. The problem of the possible impacts of the use of the smartphone on memory, attention or other cognitive dimensions is out of the scope of this work: we focused essentially on its potential as a means to explicit knowledge and increase motivation and collaboration. So, we propose an analysis organized into three categories and 23 attributes.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/acceptedVersionpt_PT
dc.identifier.citationVeiga, F., Andrade, A. (2020). Avaliação de apps utilizadas em contexto educativo. In A. Rocha, B.E. Peréz, F.G. Peñalvo, M.M. Miras, R. Gonçalves (eds.), Proceedings of CISTI’2020 - 15th Iberian Conference on Information Systems and Technologies, Seville, Spain, 24-27 June 2020. (6 p. ). Massachusetts: Iberian Association for Information Systems and Techonologiespt_PT
dc.identifier.doi10.23919/CISTI49556.2020.9140964
dc.identifier.eid85089027407
dc.identifier.isbn9781728167244
dc.identifier.isbn9789895465903
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/30915
dc.identifier.wos000612720600163
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherIEEE Computer Societypt_PT
dc.subjectEnsinopt_PT
dc.subjectTecnologiapt_PT
dc.subjectSmartphonept_PT
dc.subjectApppt_PT
dc.subjectQualidadept_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectTechnologypt_PT
dc.subjectSmartphonept_PT
dc.subjectQuality
dc.titleAvaliação de apps utilizadas em contexto educativopt_PT
dc.title.alternativeEvaluation of apps used in an educational contextpt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceUnited Statespt_PT
oaire.citation.endPage6
oaire.citation.startPage1
oaire.citation.titleProceedings of CISTI’2020 - 15th Iberian Conference on Information Systems and Technologiespt_PT
person.familyNameAndrade
person.givenNameAntónio Manuel Valente
person.identifier.ciencia-id8816-8BEF-3C54
person.identifier.orcid0000-0001-8096-4720
person.identifier.scopus-author-id55940826700
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication05cacc09-a983-46a5-afb3-546f0bb38c3e
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery05cacc09-a983-46a5-afb3-546f0bb38c3e

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
20102263.pdf
Size:
666.54 KB
Format:
Adobe Portable Document Format