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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
2022 is the year where most of those born in 2004 finish their senior year of high school
and are eligible to enter the job market legally, without the need of permission from a tutor.
These freshly made 18-year-olds may still seem like children in our eyes, but they are bound to
leave TikTok and enter our companies, becoming our peers.
Is the workplace ready for the new generation? Can the older ones work well with Gen
Z? Are they somewhat on the same IT level? In the present Master thesis, “IT Productivity
Discrepancies: Impact on Job Satisfaction, Motivation and Burnout, in Multigenerational
Employees” by Mariana Almeida, the objective is to understand how working alongside coworkers from another generation, who have a different level of IT friendliness, influence
employees’ job satisfaction, motivation, and Burnout. Further, the thesis examines whether Gen
Z and older generations react to such scenarios differently.
Through the quantitative study conducted, results show that indeed IT productivity
discrepancies influence one’s satisfaction and motivation towards their job, making them more
prone to suffer from Burnout. This influence is shown by a positive or negative emotional
outcome and here it was found that the younger cohort experiences more negative emotions,
thus less satisfaction and motivation, and are more prone to develop BOS
than older cohorts.
2022 é o ano em que a maioria das pessoas nascidas em 2004 terminam o 12º ano e podem ingressar no mercado de trabalho legalmente, sem necessitarem de autorização de um tutor. Estes jovens de 18 anos podem continuar a parecer crianças aos nossos olhos, mas estão destinados a sair do TikTok e a entrar nas nossas empresas, tornando-se nossos colegas. Na presente dissertação, “Discrepâncias de Produtividade Tecnológica: Impacto na Satisfação, Motivação e Burnout no Trabalho, em Colaboradores Multigeracionais” de Mariana Almeida, o objetivo é compreender como é que trabalhar junto de pessoas de outras gerações, que não são tão produtivas tecnologicamente, influencia a satisfação e motivação no trabalho, e Burnout. Para além disso, este trabalho tenciona compreender se a Gen Z e gerações mais velhas reagem a tais cenários de forma diferente. Através do estudo quantitativo desenvolvido, os resultados mostram que efetivamente discrepâncias de produtividade tecnológica têm impacto na satisfação e motivação que uma pessoa sente relativamente ao seu trabalho e torna-a mais ou menos passível de desenvolver BOS2. Este impacto apresenta-se na forma de emoções positivas ou negativas, sendo que a geração mais nova demonstra sentir mais emoções negativas do que gerações mais velhas, o que implica que é também a geração com menor satisfação e motivação, e maior risco de desenvolver Burnout.
2022 é o ano em que a maioria das pessoas nascidas em 2004 terminam o 12º ano e podem ingressar no mercado de trabalho legalmente, sem necessitarem de autorização de um tutor. Estes jovens de 18 anos podem continuar a parecer crianças aos nossos olhos, mas estão destinados a sair do TikTok e a entrar nas nossas empresas, tornando-se nossos colegas. Na presente dissertação, “Discrepâncias de Produtividade Tecnológica: Impacto na Satisfação, Motivação e Burnout no Trabalho, em Colaboradores Multigeracionais” de Mariana Almeida, o objetivo é compreender como é que trabalhar junto de pessoas de outras gerações, que não são tão produtivas tecnologicamente, influencia a satisfação e motivação no trabalho, e Burnout. Para além disso, este trabalho tenciona compreender se a Gen Z e gerações mais velhas reagem a tais cenários de forma diferente. Através do estudo quantitativo desenvolvido, os resultados mostram que efetivamente discrepâncias de produtividade tecnológica têm impacto na satisfação e motivação que uma pessoa sente relativamente ao seu trabalho e torna-a mais ou menos passível de desenvolver BOS2. Este impacto apresenta-se na forma de emoções positivas ou negativas, sendo que a geração mais nova demonstra sentir mais emoções negativas do que gerações mais velhas, o que implica que é também a geração com menor satisfação e motivação, e maior risco de desenvolver Burnout.
Description
Keywords
Gen Z Millennials Gen X Baby boomers IT Technology Emotions Satisfaction Motivation Burnout Tecnologia Emoções Satisfação Motivação