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The business model of long-haul low-cost carriers : an analysis of future viability at the example of Norwegian Air Shuttle ASA and Eurowings GmbH

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Abstract(s)

Over the last decades, low-cost carriers used to revolutionize short- and medium-haul markets globally. With the viability of their business model being proven through profitable operations, an increasing number of low-cost carriers entered the lucrative long-haul segment more recently. However, there is yet no prevalent view of the business model viability of long-haul low-cost carriers; recent events such as Wow Air’s insolvency raised strong doubts. This thesis aims at examining the future viability of the long-haul low-cost carriers’ business model by conducting an in-depth investigation of Norwegian Air Shuttle ASA’s and Eurowings GmbH’s long-haul business model. Subsequently, an innovated business model is developed. Key findings include that the business model of long-haul low-cost carriers is principally viable. However, the two selected airlines show that operating profitably remains difficult, regardless of the operating model and organizational structure. To ensure future viability, the business model needs to be innovated. In this context, a lean operating model is crucial to the success of long-haul low-cost carriers. Furthermore, new-generation, fuel-efficient narrow-body aircraft such as the Airbus A321 XLR may open up new potentials for profitable long-haul operations.
Nas últimas décadas, as companhias aéreas de baixos preços revolucionaram os mercados de rotas de curta e longa distância a nível global. A viabilidade deste modelo de negócio foi confirmada pelas suas operações rentáveis, o que recentemente suscitou um aumento no número de companhias aéreas de baixos preços a apostar no lucrativo mercado das viagens de longo curso. No entanto, não há até ao momento provas consistentes quanto à viabilidade do modelo de negócio de companhias aéreas de preços baixos em rotas de longa distância; eventos recentes tal como a insolvência da Wow Air deram origem a fortes dúvidas. Esta tese pretende examinar a viabilidade do modelo de negócio de companhias aéreas de baixo custo em voos de longo curso, conduzindo a uma detalhada investigação da Norwegian Air Shuttle ASA e da Eurowings GmbH em rotas de longa distância. Posteriormente, um inovador modelo de negócio é desenvolvido. As conclusões principais incluem a revelação que o modelo de negócios das companhias aéreas de preços baixos em rotas de longo curso é maioritariamente viável. Contudo, as duas companhias aéreas selecionadas revelaram que atingir lucros ainda permanece difícil, independentemente do modelo operacional e da estrutura organizacional. Para assegurar a sua viabilidade, o modelo de negócio tem de ser inovado. Neste contexto, um modelo operacional simples é crucial para o sucesso de companhias aéreas de reduzido custo a operar em rotas de longa distância. Adicionalmente, aviões estreitos de nova-geração com gastos eficientes de combustível, como o Airbus A321 XLR poderão potenciar novas oportunidades de manter operações lucrativas em voos de longo curso.

Description

Keywords

Airline industry Long-haul low-cost carrier Business model viability New-generation aircraft Business model innovation Indústria da aviação civil Companhia aérea de baixo preço em voos de longo curso Viabilidade do modelo de negócio Nova-geração de aviões Inovação do modelo de negócio

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