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Authors
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Abstract(s)
This study examines the engagement of Generation Z students enrolled in Higher Education Institutions (HEIs) in Portugal with online second-hand marketplaces. Through a mixed-methods approach, the research identifies key drivers such as convenience and environmental consciousness that influence platform usage, while also exploring potential barriers. The findings reveal a significant inclination towards trading clothing items, aligning with the trends observed in broader second-hand markets. The study contributes to the literature on Gen Z consumer behavior and offers practical implications for the development of student-centric second-hand marketplaces.
Este estudo analisa o envolvimento dos estudantes da Geração Z inscritos em Instituições de Ensino Superior (IES) em Portugal com os mercados onlins de segunda mão. Através de uma abordagem de métodos mistos, a investigação identifica como principais factores, a conveniência e a consciência ambiental, que influenciam a utilização da plataforma, e explora as potenciais barreiras. Os resultados revelam uma inclinação significativa para o comércio de artigos de vestuário, alinhando-se com as tendências observadas em mercados de segunda mão mais alargados. O estudo contribui para a literatura sobre o comportamento do consumidor da Geração Z e sugere implicações práticas para o desenvolvimento de mercados de segunda mão centrados nos estudantes universitários.
Este estudo analisa o envolvimento dos estudantes da Geração Z inscritos em Instituições de Ensino Superior (IES) em Portugal com os mercados onlins de segunda mão. Através de uma abordagem de métodos mistos, a investigação identifica como principais factores, a conveniência e a consciência ambiental, que influenciam a utilização da plataforma, e explora as potenciais barreiras. Os resultados revelam uma inclinação significativa para o comércio de artigos de vestuário, alinhando-se com as tendências observadas em mercados de segunda mão mais alargados. O estudo contribui para a literatura sobre o comportamento do consumidor da Geração Z e sugere implicações práticas para o desenvolvimento de mercados de segunda mão centrados nos estudantes universitários.
Description
Keywords
Generation Z Higher education institutions Online second-hand marketplaces Gen Z consumption behavior Circular economy Online shopping Sustainability Portugal Geração Z Instituições de ensino superior Mercados de segunda mão Comportamento do consumidor Economia circular Compras online Sustentabilidade