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Abstract(s)
This study investigates how behavioral nudges can support charitable fundraising to overcome the challenge of gathering funds by comparing their effectiveness on donation behavior and donor happiness. Although the impact of individual nudges has been widely studied, limited research explores their comparison under identical, neutral conditions. Moreover, the isolated effects on donor happiness remains unexplored, carrying potential ethical and long-term retention implications. To address this gap, the study compared default, framing, and social norm nudges under identical neutral conditions exploring their isolated effects on donation amount, participation rate, and donor happiness. A quantitative between-subject online experiment (N=408) was conducted. Participants were randomly assigned to one of four conditions (control, default, framing, or social norm) and asked how much of a 50¬ Amazon gift card prize they would like to donate, followed by a self-report of their post-donation mood. The analyzed results showed no significant difference between conditions on donation amount, participation rates, or donor happiness. Independent of the nudge types a high baseline donation rate and a significant correlation between higher donation amounts and increased happiness was registered. These findings suggest that the isolated effects of nudges are weaker than previously assumed and that their power potentially derives from underlying contextual or psychological mechanisms. Hence, their effect may not originate from the nudge itself but from its ability to combine and convey different contextual and psychological cues.
Este estudo investiga de que forma os nudges comportamentais podem apoiar a angariação de fundos para instituições de caridade, comparando a sua eficácia no comportamento de doação e na felicidade dos doadores. Embora o impacto de nudges individuais tenha sido amplamente estudado, são raras as comparações em condições neutras e idênticas. Além disso, o modo como estes efeitos isolados afetam a felicidade dos doadores permanece pouco explorado, com potenciais implicações éticas e para a retenção a longo prazo. Para colmatar esta lacuna, foram comparados os nudges por defeito, de enquadramento e de normas sociais, em condições neutras idênticas, avaliando os seus efeitos na quantia doada, na taxa de participação e na felicidade dos doadores. Realizou-se uma experiência quantitativa entre sujeitos (N = 408), com distribuição aleatória por quatro condições (controlo, defeito, enquadramento, norma social). Os participantes indicaram quanto desejavam doar de um prémio de 50 euros em cartão- presente da Amazon, seguido de um auto-relato do seu estado de espírito após a doação. Os resultados não revelaram diferenças significativas entre condições em nenhuma das variáveis medidas. Observou-se uma elevada taxa de doação à partida e uma correlação positiva entre maiores donativos e maior felicidade. Estas conclusões sugerem que os efeitos isolados dos nudges são mais fracos do que se supunha, e que o seu impacto pode derivar da combinação com pistas contextuais e psicológicas.
Este estudo investiga de que forma os nudges comportamentais podem apoiar a angariação de fundos para instituições de caridade, comparando a sua eficácia no comportamento de doação e na felicidade dos doadores. Embora o impacto de nudges individuais tenha sido amplamente estudado, são raras as comparações em condições neutras e idênticas. Além disso, o modo como estes efeitos isolados afetam a felicidade dos doadores permanece pouco explorado, com potenciais implicações éticas e para a retenção a longo prazo. Para colmatar esta lacuna, foram comparados os nudges por defeito, de enquadramento e de normas sociais, em condições neutras idênticas, avaliando os seus efeitos na quantia doada, na taxa de participação e na felicidade dos doadores. Realizou-se uma experiência quantitativa entre sujeitos (N = 408), com distribuição aleatória por quatro condições (controlo, defeito, enquadramento, norma social). Os participantes indicaram quanto desejavam doar de um prémio de 50 euros em cartão- presente da Amazon, seguido de um auto-relato do seu estado de espírito após a doação. Os resultados não revelaram diferenças significativas entre condições em nenhuma das variáveis medidas. Observou-se uma elevada taxa de doação à partida e uma correlação positiva entre maiores donativos e maior felicidade. Estas conclusões sugerem que os efeitos isolados dos nudges são mais fracos do que se supunha, e que o seu impacto pode derivar da combinação com pistas contextuais e psicológicas.
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Keywords
Análise comparativa Charitable giving Comparative analysis Comportamento de doação Doação de caridade Donation behavior Donor happiness Eficácia do nudge Felicidade do doador Nudge effectiveness Nudges
Pedagogical Context
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