| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 913.24 KB | Adobe PDF | 
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
In today‘s globalization era, an increasing number of SMEs is expanding its international presence. At the same time, emerging markets present themselves as attractive and growing areas filled with opportunities. However, they also present challenges due to the contrast with mature markets. Therefore, the objective of the current thesis is to study the challenges faced by SMEs in the internationalization process to emerging markets, as well as the ways used to deal with them. The company chosen is a Portuguese SME, SANITOP – Material Sanitário, Lda., which is internationally present in Maputo, Mozambique. The research is conducted using a qualitative method, more specifically a case study essentially based on five interviews with employees of the company. The case study shows evidence of numerous challenges faced by SANITOP in the Mozambican emerging market, some of which match the literature on SME internationalization: shortage of working capital; inadequate quantity of and/or untrained personnel for internationalization; difficulty in matching competitors‘ prices; and excessive transportation costs. Furthermore, additional major challenges were found in the context of the Mozambican market, especially the devaluation of national currency and the lack of foreign currency, which further extends the current literature on the subject. As for ways of overcoming internationalization barriers, although the literature is fairly matched with three options (networks, external support and technologies), there are numerous other options found in the case study which remain unmentioned in the literature and that are particularly useful for SMEs present in emerging markets.
Na era de globalização actual, um número crescente de PMEs está a expandir a sua presença internacional. Ao mesmo tempo, os mercados emergentes apresentam-se como áreas atractivas e em crescimento repletas de oportunidades. Contudo, também apresentam desafios devido ao contraste com mercados desenvolvidos. Assim, o objectivo desta tese é estudar os desafios enfrentados por PMEs no processo de internacionalização para mercados emergentes, assim como as formas de lidar com os mesmos. A empresa escolhida é uma PME Portuguesa, a SANITOP – Material Sanitário, Lda., que está presente internacionalmente em Maputo, Moçambique. A investigação é conduzida utilizando um método qualitativo, mais especificamente um caso de estudo essencialmente baseado em cinco entrevistas a funcionários da empresa. O caso de estudo revela evidências de inúmeros desafios enfrentados pela SANITOP no mercado emergente Moçambicano, alguns dos quais correspondem à literatura sobre internacionalização de PMEs: falta de capital circulante; quantidade inadequada de e/ou pessoal inexperiente para internacionalização; dificuldade em igualar os preços da concorrência; e custos excessivos de transporte. Além disso, desafios adicionais foram encontrados no contexto do mercado Moçambicano, especialmente a desvalorização da moeda nacional e a falta de moeda estrangeira, o que amplia ainda mais a literatura atual sobre o assunto. Quanto a formas de ultrapassar as barreiras de internacionalização, embora a literatura tenha sido bastante correspondida com três opções (redes de contactos, suporte externo e tecnologias), há inúmeras outras opções encontradas no caso de estudo que permanecem ausentes da literatura e que são particularmente úteis para as PMEs presentes em mercados emergentes.
Na era de globalização actual, um número crescente de PMEs está a expandir a sua presença internacional. Ao mesmo tempo, os mercados emergentes apresentam-se como áreas atractivas e em crescimento repletas de oportunidades. Contudo, também apresentam desafios devido ao contraste com mercados desenvolvidos. Assim, o objectivo desta tese é estudar os desafios enfrentados por PMEs no processo de internacionalização para mercados emergentes, assim como as formas de lidar com os mesmos. A empresa escolhida é uma PME Portuguesa, a SANITOP – Material Sanitário, Lda., que está presente internacionalmente em Maputo, Moçambique. A investigação é conduzida utilizando um método qualitativo, mais especificamente um caso de estudo essencialmente baseado em cinco entrevistas a funcionários da empresa. O caso de estudo revela evidências de inúmeros desafios enfrentados pela SANITOP no mercado emergente Moçambicano, alguns dos quais correspondem à literatura sobre internacionalização de PMEs: falta de capital circulante; quantidade inadequada de e/ou pessoal inexperiente para internacionalização; dificuldade em igualar os preços da concorrência; e custos excessivos de transporte. Além disso, desafios adicionais foram encontrados no contexto do mercado Moçambicano, especialmente a desvalorização da moeda nacional e a falta de moeda estrangeira, o que amplia ainda mais a literatura atual sobre o assunto. Quanto a formas de ultrapassar as barreiras de internacionalização, embora a literatura tenha sido bastante correspondida com três opções (redes de contactos, suporte externo e tecnologias), há inúmeras outras opções encontradas no caso de estudo que permanecem ausentes da literatura e que são particularmente úteis para as PMEs presentes em mercados emergentes.
