| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 1.67 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
There is some research on sports fans motives for their consumption of the sport. But which factor influences the most the consumers of motorsports to see live or on TV motorsport events and to buy their favourite motorsports merchandise? This Master Thesis explores how knowledge about technical aspects and rules of the sport impacts how consumers respond to different types of stimuli related to general motorsport events and championships. In order to make this analysis, three studies were created, two of which served as pre-tests to the last one which encompasses results of the previous ones. In the main study, we manipulated the complexity of the rules participants had to learn about a motorsport, and presented either a purely technical or an emotional and technical report of a specific race. We found that more complex technicalities of certain elements of motorsport joined with the emotions created in racing events increased the general attitude of consumers towards motorsport events and championships. Other main finding was the impact of technical motives versus emotional motives which the latter has a clear bigger impact on consumers consumption intentions towards motorsport. The theoretical implications of these findings will be discussed throughout this thesis.
Neste momento, já existe alguma pesquisa relacionada com as motivações dos fãs de desportos. Mas que fator influencia mais os consumidores de desportos motorizados a verem eventos na televisão ou ao vivo e a comprarem merchandising dos seus preferidos? Esta tese explora como conhecimento acerca de aspetos técnicos e regras do desporto impactam como consumidores respondem a diferentes estímulos relacionados com os desportos motorizados e campeonatos dos mesmos. Para fazer esta análise, criámos três estudos, dois deles serviram como pré-testes para o questionário final, que engloba os resultados obtidos nos mesmos. No estudo principal, manipulámos a complexidade das regras que os participantes tinham de aprender e de seguida apresentámos um relatório de corrida técnico ou mais emocional. Com isto, descobrimos que os termos técnicos mais complexos dos desportos motorizados, em conjunto com emoções naturalmente sentidas em eventos deste tipo de desporto, aumentaram a atitude geral dos consumidores relativamente a este tipo de eventos e campeonatos. Outra importante conclusão retirada deste estudo tem a ver com a diferença de impacto entre motivações técnicas e emocionais, em que as últimas revelaram um maior impacto relativamente às intenções de consumo do desporto. As implicações teóricas destas conclusões serão discutidas ao longo desta tese.
Neste momento, já existe alguma pesquisa relacionada com as motivações dos fãs de desportos. Mas que fator influencia mais os consumidores de desportos motorizados a verem eventos na televisão ou ao vivo e a comprarem merchandising dos seus preferidos? Esta tese explora como conhecimento acerca de aspetos técnicos e regras do desporto impactam como consumidores respondem a diferentes estímulos relacionados com os desportos motorizados e campeonatos dos mesmos. Para fazer esta análise, criámos três estudos, dois deles serviram como pré-testes para o questionário final, que engloba os resultados obtidos nos mesmos. No estudo principal, manipulámos a complexidade das regras que os participantes tinham de aprender e de seguida apresentámos um relatório de corrida técnico ou mais emocional. Com isto, descobrimos que os termos técnicos mais complexos dos desportos motorizados, em conjunto com emoções naturalmente sentidas em eventos deste tipo de desporto, aumentaram a atitude geral dos consumidores relativamente a este tipo de eventos e campeonatos. Outra importante conclusão retirada deste estudo tem a ver com a diferença de impacto entre motivações técnicas e emocionais, em que as últimas revelaram um maior impacto relativamente às intenções de consumo do desporto. As implicações teóricas destas conclusões serão discutidas ao longo desta tese.
Description
Keywords
Fan motivation Hedonic consumption Emotional connection Cognitive motives Motorsport fans
