Repository logo
 
Publication

A importância da arte contemporânea para o futuro professor: uma abordagem desde a perspectiva dos estudantes

dc.contributor.authorOliveira, Mónica
dc.date.accessioned2017-11-15T16:35:18Z
dc.date.available2017-11-15T16:35:18Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractThe importance of contemporary art to the future teacher: an approach from the perspective of the students — Teacher training is a complex process that must meet the real needs of educational settings and requires that all stakeholders are heard. However in Higher Education, the participation of students in the construction of curriculum design is underrated. In this study we intend to analyze what students in Initial Teacher Training in Portugal think about the contribution of contemporary art to their training and their future profession.This step constitutes decisive because we believe that the teaching-learning process only makes sense if students can reflect on it in order to perspective their future. In this quantitative research we used questionnaires. The results showed that students recognised importance of contemporary art for their training process and for the development of their professional practice pointing specific skills of the area.pt_PT
dc.description.abstractA formação de professores é um processo complexo que deve não só ir ao encontro das necessidades reais dos contextos educativos como também exigir que sejam ouvidos todos os participantes. No entanto, no Ensino Superior a participação de estudantes na construção do desenho curricular é pouco valorizada. Neste estudo, pretendemos analisar o que pensam os estudantes de Licenciaturas em Educação Básica, em Portugal, sobre o contributo da arte contemporânea para a sua formação e para a sua futura profissão. Essa etapa constitui-se determinante pois acreditamos que o processo de ensino-aprendizagem só ganha sentido se os estudantes puderem refletir sobre ele com vista a perspectivar o seu futuro. Trata-se, assim, de uma investigação de natureza quantitativa em que se utilizou o inquérito por questionário. Os resultados evidenciaram que os estudantes valorizaram a arte contemporânea para a sua formação e para o desenvolvimento da sua prática profissional, apontando competências específicas da área.
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationOliveira, M. (2016). A importância da arte contemporânea para o futuro professor: uma abordagem desde a perspectiva dos estudantes. Revista Gearte, 3(1), 53-66.pt_PT
dc.identifier.issn2357-9854
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/23431
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectInitial teacher trainingpt_PT
dc.subjectContemporary artpt_PT
dc.subjectStudentspt_PT
dc.subjectFormação inicial de professores
dc.subjectArte contemporânea
dc.subjectEstudantes
dc.titleA importância da arte contemporânea para o futuro professor: uma abordagem desde a perspectiva dos estudantespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage66
oaire.citation.startPage53
oaire.citation.titleRevista Geartept_PT
oaire.citation.volume3
person.familyNameFigueiredo de Oliveira
person.givenNameSandra Mónica
person.identifier.orcid0000-0002-4982-7477
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication4a0c9e0d-2368-43ca-83d7-f86368865c48
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery4a0c9e0d-2368-43ca-83d7-f86368865c48

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
A importância da arte contemporânea.pdf
Size:
480.74 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: