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Advisor(s)
Abstract(s)
In my dissertation I investigate the drivers leading organizations to respond symbolically
versus substantially to legitimacy threats due to their (perceived) socially irresponsible
behaviours. To do so, I conducted a qualitative research over ten Food & Beverage (F&B)
companies subject to a legitimacy threat as a result of their misleading marketing practices.
My findings suggest that it is possible to group these organizations in three distinct profiles:
a) The Committed Actors, which solely engage in substantive actions; b) The Calculating
Actors, whose first response concerns denial of responsibility followed by symbolic actions
and c) The Compliant Actors, which first deny their responsibility and implement substantive
actions at a later stage. On the basis of these findings, my work contributes to the literature by
shedding light on the interplay between symbolic and substantive actions and by unveiling
the internal and external organizational drivers shaping this interplay. My study also
demonstrates to have some managerial implications because it shows the role of corporate
social responsibility in organizations’ attempt to gain stakeholders’ support.
Na minha dissertação, eu investigo os factores que originam respostas simbólicas versus substantivas por parte de organizações que sofrem de ameaças de legitimidade devido aos seus (perceptíveis) comportamentos socialmente irresponsáveis. Para isso, conduzi uma pesquisa qualitativa sobre dez empresas do sector alimentar e de bebidas sujeitas a ameaças de legitimidade em resultado das suas práticas de marketing enganadoras. As minhas conclusões sugerem que é possível agrupar estas organizações em três perfis distintos: a) Os Actores Comprometidos, que somente se comprometem com acções substantivas; b) Os Actores Calculistas, cuja primeira resposta consiste em negação de responsabilidade seguido de acções simbólicas e c) Os Actores Complacentes, que primeiro negam qualquer responsabilidade e, numa fase posterior, implementam acções substantivas. Na base destes resultados, o meu trabalho contribui para a literatura ao evidenciar a interacção entre acções simbólicas e substantivas e ao relevar os factores internos e externos que formatam esta mesma interacção. O meu estudo também demonstra ter algumas implicações para o processo de gestão porque demonstra o papel da responsabilidade social corporativa na tentativa das organizações ganharem o apoio dos seus constituintes.
Na minha dissertação, eu investigo os factores que originam respostas simbólicas versus substantivas por parte de organizações que sofrem de ameaças de legitimidade devido aos seus (perceptíveis) comportamentos socialmente irresponsáveis. Para isso, conduzi uma pesquisa qualitativa sobre dez empresas do sector alimentar e de bebidas sujeitas a ameaças de legitimidade em resultado das suas práticas de marketing enganadoras. As minhas conclusões sugerem que é possível agrupar estas organizações em três perfis distintos: a) Os Actores Comprometidos, que somente se comprometem com acções substantivas; b) Os Actores Calculistas, cuja primeira resposta consiste em negação de responsabilidade seguido de acções simbólicas e c) Os Actores Complacentes, que primeiro negam qualquer responsabilidade e, numa fase posterior, implementam acções substantivas. Na base destes resultados, o meu trabalho contribui para a literatura ao evidenciar a interacção entre acções simbólicas e substantivas e ao relevar os factores internos e externos que formatam esta mesma interacção. O meu estudo também demonstra ter algumas implicações para o processo de gestão porque demonstra o papel da responsabilidade social corporativa na tentativa das organizações ganharem o apoio dos seus constituintes.
Description
Keywords
Ameaça de legitimidade Acções simbólicas Acções substantivas Responsabilidade social corporativa Symbolic actions Substantive actions Legitimacy threat Corporate Social Responsability