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Advisor(s)
Abstract(s)
This dissertation aims to study the development of an insurance for pets, analysing the market
attractiveness, the existing offer, both in the domestic and foreign markets, as well as
understanding the factors that lead to the insurance subscription, and to design a business plan
for a new player in the Portuguese market.
AdvanceCare, a company specialized in insurance management and human health plans,
requested this project to understand if this product would be feasible from an insurer’s
perspective.
To do so, research was carried out through the websites of all the Portuguese insurers, the two
most developed markets in Europe were analysed, in search of best practices in pet insurance,
a survey to understand the owners' references and a model to estimate product profitability,
were developed.
As there are two types of insurers in terms of access to health providers, it was important to
know which regime would be more profitable. In one case, policyholders are free to choose
the vet, and the insurance works entirely on a reimbursement basis, while in the second,
health expenses are only covered if they are treated in a predefined network. With the
regression models based on the survey data, it was concluded that the most decisive factors in
the subscription of an animal insurance policy, is the size and the amount spent by the owner
on its health. According to the model developed, this new product will be profitable for
insurers, and the pre-defined network regime will be the most attractive strategy.
A presente dissertação tem como objetivo estudar o desenvolvimento de um seguro para animais de estimação, analisando a atratividade do mercado, a oferta existente, tanto no mercado interno como no externo, bem como perceber quais os fatores que levam à sua subscrição, e desenhar um plano de negócios para um novo operador no mercado português. A AdvanceCare, uma empresa especializada na gestão de seguros e planos de saúde humanos, solicitou o projeto de forma a perceber se este produto seria viável na perspetiva de uma seguradora. Para isso, foram feitas pesquisas nos websites de todas as seguradoras portuguesas, analisados os dois mercados mais desenvolvidos na Europa, à procura de melhores práticas em seguros de animais, desenvolvido um questionário para perceber as referências dos donos e um modelo para estimar a rentabilidade do produto. Existindo dois tipos de seguradoras em termos de acesso aos prestadores de saúde, interessava saber qual dos regimes seria mais rentável. Num caso, os segurados têm a liberdade de escolher o veterinário, e o seguro funciona inteiramente em regime de reembolso, enquanto no segundo, as despesas de saúde só são cobertas se forem tratadas numa rede pré definida. Com os modelos regressivos baseados nos dados do questionário, concluiu-se que os fatores mais determinantes na subscrição de um seguro de animal, é o porte e o montante gasto pelo dono na saúde deste. De acordo com o modelo desenvolvido, este novo produto será rentável para as seguradoras, sendo que o regime com rede pré-definida será a estratégia mais atrativa.
A presente dissertação tem como objetivo estudar o desenvolvimento de um seguro para animais de estimação, analisando a atratividade do mercado, a oferta existente, tanto no mercado interno como no externo, bem como perceber quais os fatores que levam à sua subscrição, e desenhar um plano de negócios para um novo operador no mercado português. A AdvanceCare, uma empresa especializada na gestão de seguros e planos de saúde humanos, solicitou o projeto de forma a perceber se este produto seria viável na perspetiva de uma seguradora. Para isso, foram feitas pesquisas nos websites de todas as seguradoras portuguesas, analisados os dois mercados mais desenvolvidos na Europa, à procura de melhores práticas em seguros de animais, desenvolvido um questionário para perceber as referências dos donos e um modelo para estimar a rentabilidade do produto. Existindo dois tipos de seguradoras em termos de acesso aos prestadores de saúde, interessava saber qual dos regimes seria mais rentável. Num caso, os segurados têm a liberdade de escolher o veterinário, e o seguro funciona inteiramente em regime de reembolso, enquanto no segundo, as despesas de saúde só são cobertas se forem tratadas numa rede pré definida. Com os modelos regressivos baseados nos dados do questionário, concluiu-se que os fatores mais determinantes na subscrição de um seguro de animal, é o porte e o montante gasto pelo dono na saúde deste. De acordo com o modelo desenvolvido, este novo produto será rentável para as seguradoras, sendo que o regime com rede pré-definida será a estratégia mais atrativa.
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Keywords
Pet insurance New product definition Seguro de animais de estimação Definição de novo produto