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Authors
Abstract(s)
This dissertation examines the impact of external ethical information (positive vs. negative) on
Consumer Perceived Ethicality and on purchase intentions in the fashion context. Additionally,
it explores the influence of brand type (ethical vs. mainstream) and brand attachment (low vs.
high) on consumers’ ethical perceptions (CPE) and purchase intentions. This study aims to add
value to the literature in fashion consumer behaviour and ethical consumption. For this purpose,
an experimental study was conducted and results show that both positive and negative ethical
information have an impact on consumer perceived ethicality and purchase intentions in the
fashion context. Overall, the impact of negative information is stronger than the one of positive
information. Additionally, considering the two types of brand – ethical versus mainstream, the
impact of negative information is stronger on ethical than mainstream brands while the opposite
occurs, when positive ethical information is provided to consumers. These findings underline
the importance consumers give to external information about brands’ ethical behaviour.
Consequently, brands not only should avoid unethical behaviours, but also proactively
undertake ethical practices in their bottom line since they can enhance both ethical perceptions
and purchase intentions of consumers. In this regard, our study highlights the importance of
Public Relations to manage information.
Esta dissertação examina o impacto da informação ética externa (positiva vs. negativa) sobre os níveis percetíveis de ética dos consumidores e as intenções de compra no contexto da moda. Adicionalmente, explora a influência do tipo de marca apresentada (ética vs. mainstream) e o apego/ligação à marca (baixo vs. alto) nas perceções éticas dos consumidores (CPE) e intenções de compra. Este estudo pretende acrescentar valor à literatura existente nas áreas de comportamento do consumidor de moda e consumo ético. Realizou-se um estudo experimental e os resultados mostram que tanto as informações éticas positivas como as negativas têm impacto sobre os níveis percetíveis de ética dos consumidores no contexto da moda. Globalmente, o impacto da informação negativa é mais forte do que o da informação positiva. Além disso, considerando os dois tipos de marcas previamente mencionados, as informações negativas impactam fortemente as marcas éticas, enquanto as informações positivas têm um impacto mais forte nas marcas mainstream. Estas conclusões sublinham a importância que os consumidores atribuem às informações externas sobre o comportamento ético das marcas. Consequentemente, as marcas não devem apenas evitar comportamentos não-éticos, devem também empreender proativamente práticas éticas, uma vez que podem melhorar as perceções e as intenções de compra dos consumidores. Com este propósito, o nosso estudo destaca a importância das Relações Públicas para gerir a informação.
Esta dissertação examina o impacto da informação ética externa (positiva vs. negativa) sobre os níveis percetíveis de ética dos consumidores e as intenções de compra no contexto da moda. Adicionalmente, explora a influência do tipo de marca apresentada (ética vs. mainstream) e o apego/ligação à marca (baixo vs. alto) nas perceções éticas dos consumidores (CPE) e intenções de compra. Este estudo pretende acrescentar valor à literatura existente nas áreas de comportamento do consumidor de moda e consumo ético. Realizou-se um estudo experimental e os resultados mostram que tanto as informações éticas positivas como as negativas têm impacto sobre os níveis percetíveis de ética dos consumidores no contexto da moda. Globalmente, o impacto da informação negativa é mais forte do que o da informação positiva. Além disso, considerando os dois tipos de marcas previamente mencionados, as informações negativas impactam fortemente as marcas éticas, enquanto as informações positivas têm um impacto mais forte nas marcas mainstream. Estas conclusões sublinham a importância que os consumidores atribuem às informações externas sobre o comportamento ético das marcas. Consequentemente, as marcas não devem apenas evitar comportamentos não-éticos, devem também empreender proativamente práticas éticas, uma vez que podem melhorar as perceções e as intenções de compra dos consumidores. Com este propósito, o nosso estudo destaca a importância das Relações Públicas para gerir a informação.
