Repository logo
 
Publication

Ensino de português a surdos em São Tomé e Príncipe: de um paradigma de exclusão até à inclusão

dc.contributor.authorPalha, Sebastião
dc.contributor.authorMineiro, Ana
dc.date.accessioned2021-08-02T09:16:34Z
dc.date.available2021-08-02T09:16:34Z
dc.date.issued2019-10-22
dc.description.abstractEm São Tomé e Príncipe e, até 2013, os surdos não iam à escola em virtude de, segundo os professores, não “aprenderem nada”. Isolados, sem outros pares para comunicar, sentiam-se desprotegidos e párias numa sociedade que não os acolhia. Em 2013, em virtude das missões humanitárias de otorrinolaringologia foi detetada esta situação e proposto um projeto de inclusão educativa. A partir de um projeto de emergência linguística onde a Língua Gestual de São Tomé e Príncipe nasceu, foi criada uma turma piloto integrando os alunos do 1º ciclo numa turma de surdos na escola regular. Neste processo foi elaborado um manual de português para surdos onde, partindo da Língua Gestual de São Tomé e Príncipe se iniciou um processo de implementação da literacia. Neste artigo, de metodologia descritiva, pretendemos entrelaçar os dois projetos, mostrando e discutindo as opções científicas e pedagógicas tomadas para que da exclusão se tenha conseguido a inclusão.pt_PT
dc.description.abstractIn Sao Tome and Principe and until 2013, Deaf children did not attend to school because, according to the teachers, they did not "learn anything". Isolated, without other peers to communicate, they felt unprotected and outcast in a society that did not welcome them. In 2013, due to the humanitarian missions of otolaryngology, this situation was detected and a project for educational inclusion was proposed. From a linguistic emergency project where the Sign Language of São Tomé and Príncipe was born, a "pilot group" was created, integrating 1st enrolled Deaf students in the regular school. In this process, a Portuguese handbook for the deaf was prepared. This handbook starts from the Sign Language of São Tomé and Príncipe to the comprehension and learning a second language from a different modality. In this descriptive article, we intend to interweave the two projects, showing and discussing the scientific and pedagogical options taken so that exclusion can be achieved.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.5902/1984686X38355pt_PT
dc.identifier.issn1984-686X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/34348
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectLiteraciapt_PT
dc.subjectSurdezpt_PT
dc.subjectEducação inclusivapt_PT
dc.subjectLiteracypt_PT
dc.subjectDeafnesspt_PT
dc.subjectInclusive educationpt_PT
dc.titleEnsino de português a surdos em São Tomé e Príncipe: de um paradigma de exclusão até à inclusãopt_PT
dc.title.alternativeTeaching Portuguese and Deaf in São Tomé and Príncipe: from a paradigm of exclusion to inclusionpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.titleRevista de Educação Especialpt_PT
oaire.citation.volume32pt_PT
person.familyNamePalha
person.familyNameMineiro
person.givenNameSebastião
person.givenNameAna
person.identifier494880
person.identifier.ciencia-id771D-DE7D-1402
person.identifier.orcid0000-0001-8933-7758
person.identifier.orcid0000-0003-0508-7785
person.identifier.scopus-author-id6507361249
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication92cb3e59-08c9-4be8-a5fd-177258a69b22
relation.isAuthorOfPublication20f144ec-8556-462b-8091-cce4900a9163
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery20f144ec-8556-462b-8091-cce4900a9163

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
38355_197989_1_PB.pdf
Size:
373.04 KB
Format:
Adobe Portable Document Format