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Authors
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Abstract(s)
The world is in rapidly changing. In many cases, societies chose
unsustainable patterns of consumption based on overexploitation of
resources and rapidly changing ecosystems that have changed the
human relationship with Nature, placing it in an ecologically fragile
position. Never before it has been so obvious that Humanity is facing
huge challenges and that has to create solutions accordingly. To
harmonize economic growth with Nature preservation, through a new
model of development, supporting simultaneously economic
prosperity, social equity and preserving the environment, requires
preparing human resources that lead the transition to sustainable
patterns. The intellectual and creative capital of future generations will
play a crucial role, promoted by knowledge, creativity and innovation.
In this context, new and great responsibilities lie on the University. The
purpose of this paper is to identify and synthesize in a coherent
framework the key-competences to be acquired at higher education
institutions towards sustainability, based on a review and analysis of
the relevant literature on Education for Sustainable Development. This
paper also discusses the impact of the new sustainability agenda in the
teacher's work.
O mundo está em aceleradas mudanças. As sociedades escolheram em muitos casos, padrões insustentáveis de consumo baseados na sobre utilização de recursos e na rápida transformação de ecossistemas que mudaram a relação do ser humano com a Natureza, colocando-a numa posição de fragilidade ecológica. Nunca antes foi tão evidente que a Humanidade está perante enormes desafios, que tem de enfrentar, criando soluções em conformidade. Compatibilizar o crescimento económico com os objetivos de preservação da Natureza, através de um novo modelo de desenvolvimento, apoiadas simultaneamente na prosperidade económica, equidade social e na preservação do meio ambiente, exige a preparação de recursos humanos que conduzam essa transição para padrões sustentáveis. Será determinante o capital intelectual e criativo das futuras gerações, promovido pelo conhecimento, criatividade e inovação. Neste contexto, novas e grandes responsabilidades recaem sobre a Universidade, local privilegiado para essa formação. O objetivo deste trabalho é identificar e sintetizar num quadro coerente as competências-chave a adquirir nas instituições de ensino superior, rumo à sustentabilidade, com base numa revisão e análise da literatura relevante em Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Este trabalho aborda ainda o impacto da nova agenda de sustentabilidade no trabalho do professor.
O mundo está em aceleradas mudanças. As sociedades escolheram em muitos casos, padrões insustentáveis de consumo baseados na sobre utilização de recursos e na rápida transformação de ecossistemas que mudaram a relação do ser humano com a Natureza, colocando-a numa posição de fragilidade ecológica. Nunca antes foi tão evidente que a Humanidade está perante enormes desafios, que tem de enfrentar, criando soluções em conformidade. Compatibilizar o crescimento económico com os objetivos de preservação da Natureza, através de um novo modelo de desenvolvimento, apoiadas simultaneamente na prosperidade económica, equidade social e na preservação do meio ambiente, exige a preparação de recursos humanos que conduzam essa transição para padrões sustentáveis. Será determinante o capital intelectual e criativo das futuras gerações, promovido pelo conhecimento, criatividade e inovação. Neste contexto, novas e grandes responsabilidades recaem sobre a Universidade, local privilegiado para essa formação. O objetivo deste trabalho é identificar e sintetizar num quadro coerente as competências-chave a adquirir nas instituições de ensino superior, rumo à sustentabilidade, com base numa revisão e análise da literatura relevante em Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Este trabalho aborda ainda o impacto da nova agenda de sustentabilidade no trabalho do professor.
Description
Keywords
Education for sustainable development University Soft skills XXI century teacher Educação para o desenvolvimento sustentável Universidade Competências transversais Professor do século XXI
Pedagogical Context
Citation
LEITÃO, Alexandra - A Universidade e o desenvolvimento de competências-chave para o desenvolvimento sustentável. REID - Revista Electrónica de Investigação e Desenvolvimento. ISSN 2310-0036. Vol. 1, n.º 6 (2016), p. 37-55
