Repository logo
 
Publication

Paródia e literatura portuguesa: da revisão teórica às potencialidades didáticas

dc.contributor.authorMartins, José Cândido de Oliveira
dc.date.accessioned2021-08-05T10:28:54Z
dc.date.available2021-08-05T10:28:54Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractNuma conceituação atualizada de paródia, impõe-se uma perspetiva desta prática discursiva enquanto singular metagénero dotado de reconhecidas potencialidades críticas ao nível da receção e evolução literárias. Configurada pela teoria literária contemporânea, esta definição da natureza da escrita paródica supera tradicionais conceções que a confinavam a uma prática ridicularizadora de géneros literários nobres ou elevados. Num segundo momento apresenta-se uma ilustrativa viagem sobre alguns textos canónicos da literatura portuguesa (presentes nos atuais programas escolares) – de Camões a Pessoa e Saramago, entre outros – que foram objeto de reescritas paródicas. Com esta exemplificação panorâmica, pretende-se demonstrar as virtualidades didáticas da paródia, ao nível do dinâmico processo de leitura e de receção dos textos literários.pt_PT
dc.description.abstractParody is a discursive practice with significant critical relevance for studying literary reception and the evolution of forms. This understanding of parodic writing in contemporary literary theory replaced earlier conceptions that usually confined it to ridiculing high literary genres. This paper presents an analysis of some canonic texts of Portuguese literature studied in middle and secondary school textbooks. These include Camões, Pessoa and Saramago, among other writers, whose works have been the object of parodic rewriting. Through this analysis the paper shall illustrate the didactical outcomes of parody, both at the levels of dynamic reading processes and reception processes.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.14195/2183-847X_3_6pt_PT
dc.identifier.issn2182-1526
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/34462
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectDidáticapt_PT
dc.subjectLiteratura portuguesapt_PT
dc.subjectIntertextualidadept_PT
dc.subjectParódiapt_PT
dc.subjectReescritapt_PT
dc.subjectDidacticspt_PT
dc.subjectIntertextualitypt_PT
dc.subjectPortuguese literaturept_PT
dc.subjectParodypt_PT
dc.subjectRe-writingpt_PT
dc.titleParódia e literatura portuguesa: da revisão teórica às potencialidades didáticaspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage169pt_PT
oaire.citation.startPage135pt_PT
oaire.citation.titleRevista de Estudos Literáriospt_PT
oaire.citation.volume3pt_PT
person.familyNameMartins
person.givenNameJosé Cândido de Oliveira
person.identifierG-9406-2016
person.identifier.ciencia-id1211-B8DD-625B
person.identifier.orcid0000-0002-7970-8794
person.identifier.ridG-9406-2016
person.identifier.scopus-author-id55578015400
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationf7fe8dab-1a7d-47cd-81d2-9f9156daabdb
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryf7fe8dab-1a7d-47cd-81d2-9f9156daabdb

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
1980_Texto_do_Artigo_9877_1_10_20160302.pdf
Size:
164.37 KB
Format:
Adobe Portable Document Format