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Abstract(s)
Organizational performance is nowadays considered as a critical subject for the researchers that profoundly explore the management world. Several studies suggest that align entities’ strategic objectives with specific measures, targets and initiatives can be crucial to institutions’ success. Even more, considering that the current business market conditions force organizations to become maximum efficient in order to survive and prevail.
Therefore, a performance measurement model seems as a major strategic asset to every organization that is seeking for success. Hence, the problematic consists in finding the best way to construct the ideal system. There are several well-recognized management models in the literature, however probably none is prepared to completely reach what an entity needs without a proper personalized adaptation.
This thesis describes a consulting project with CMVM, the Portuguese financial authority, that consisted in the development of a performance measurement model. Being not a conventional profit maker company, CMVM presented stimulating challenges throughout this work, that hopefully resulted in an even more interesting document for the ones concerned with performance measurement.
This paper reflects the development of a personalized to CMVM model, adapted from the Balanced Scorecard, created by Robert Kaplan and David Norton. Based on Leadership and Constancy of Purpose, it is divided in three perspectives, Customer, Internal Processes and Communication and respective indicators defined to be the measure for CMVM performance.
Atualmente, o desempenho organizacional é considerado um tópico fundamental para os investigadores que exploram profundamente o mundo da gestão. Vários estudos sugerem que alinhar os objetivos estratégicos das entidades com medidas, metas e iniciativas específicas pode ser crucial para o sucesso das instituições. Ainda mais, considerando que as condições atuais do mercado de negócios forçam as organizações a ser extremamente eficientes para sobreviver e prevalecer. Assim sendo, um modelo de medição de desempenho parece ser um importante ativo estratégico para todas as organizações que procuram o sucesso. Portanto, a questão passa por encontrar a melhor maneira de construir o sistema ideal. Existem vários modelos de gestão reconhecidos na literatura, mas provavelmente nenhum está preparado para oferecer tudo o que uma entidade precisa sem uma adaptação personalizada adequada. Esta tese descreve um projeto de consultoria com a CMVM, autoridade financeira portuguesa, que consistiu no desenvolvimento de um modelo de medição de desempenho. Por não ser uma empresa convencional com fins lucrativos, a CMVM apresentou desafios estimulantes ao longo deste trabalho, que, esperançosamente, resultaram num documento ainda mais interessante para aqueles que estudam a medição de desempenho. Este artigo reflete o desenvolvimento de um modelo personalizado para a CMVM, adaptado do Balanced Scorecard, criado por Robert Kaplan e David Norton. Com base na Liderança e Constância de Propósito, divide-se em três perspectivas: Cliente, Processos Internos e Comunicação e respectivos indicadores definidos para medir a performance da CMVM.
Atualmente, o desempenho organizacional é considerado um tópico fundamental para os investigadores que exploram profundamente o mundo da gestão. Vários estudos sugerem que alinhar os objetivos estratégicos das entidades com medidas, metas e iniciativas específicas pode ser crucial para o sucesso das instituições. Ainda mais, considerando que as condições atuais do mercado de negócios forçam as organizações a ser extremamente eficientes para sobreviver e prevalecer. Assim sendo, um modelo de medição de desempenho parece ser um importante ativo estratégico para todas as organizações que procuram o sucesso. Portanto, a questão passa por encontrar a melhor maneira de construir o sistema ideal. Existem vários modelos de gestão reconhecidos na literatura, mas provavelmente nenhum está preparado para oferecer tudo o que uma entidade precisa sem uma adaptação personalizada adequada. Esta tese descreve um projeto de consultoria com a CMVM, autoridade financeira portuguesa, que consistiu no desenvolvimento de um modelo de medição de desempenho. Por não ser uma empresa convencional com fins lucrativos, a CMVM apresentou desafios estimulantes ao longo deste trabalho, que, esperançosamente, resultaram num documento ainda mais interessante para aqueles que estudam a medição de desempenho. Este artigo reflete o desenvolvimento de um modelo personalizado para a CMVM, adaptado do Balanced Scorecard, criado por Robert Kaplan e David Norton. Com base na Liderança e Constância de Propósito, divide-se em três perspectivas: Cliente, Processos Internos e Comunicação e respectivos indicadores definidos para medir a performance da CMVM.
Description
Keywords
Performance Performance measurement Performance measurement models Balanced scorecard Strategic objectives Indicators Initiatives Financial authorities Desempenho Medição de desempenho Modelos de medição de desempenho Objetivos estratégicos Indicadores Iniciativas Autoridades financeiras