dc.contributor.editor | Burnay, Catarina Duff | |
dc.date.accessioned | 2020-03-24T18:15:26Z | |
dc.date.available | 2020-03-24T18:15:26Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | Como se representa a História na ficção televisiva? Como se representa a História na ficção televisiva? Onde acaba o real e começa a ficção? Quais os temas e épocas preferidos pela ficção na televisão portuguesa? Como foram tratados episódios, personagens e ambientes históricos em casos concretos? Através de uma abordagem interdisciplinar, os autores deste livro colocam a história em imagens no centro da acção e partem para uma viagem analítica pelas produções da televisão generalista portuguesa nas últimas décadas, traçando uma genealogia dos títulos, temas, épocas, formatos, géneros, modelos e tendências produtivas da ficção histórica nacional. A equipa de autores centrou-se no período 1990-2013 e convergiu nos temas do Estado Novo e seus efeitos, seguindo as linhas temáticas mais trabalhadas pela recente e jovem produção académica e literária no domínio da história contemporânea. Para dar corpo a estes objectivos, foram escolhidos e trabalhados quatro títulos – A Raia dos Medos (RTP1, 2000), A Vida Privada de Salazar (SIC, 2009), Até Amanhã, Camaradas (SIC, 2005) e Conta-me como Foi (RTP, 2007-11). Como se representa a História na ficção televisiva? Onde acaba o real e começa a ficção? Quais os temas e épocas preferidos pela ficção na televisão portuguesa? Como foram tratados episódios, personagens e ambientes históricos em casos concretos? Através de uma abordagem interdisciplinar, os autores deste livro colocam a história em imagens no centro da acção e partem para uma viagem analítica pelas produções da televisão generalista portuguesa nas últimas décadas, traçando uma genealogia dos títulos, temas, épocas, formatos, géneros, modelos e tendências produtivas da ficção histórica nacional. A equipa de autores centrou-se no período 1990-2013 e convergiu nos temas do Estado Novo e seus efeitos, seguindo as linhas temáticas mais trabalhadas pela recente e jovem produção académica e literária no domínio da história contemporânea. Para dar corpo a estes objectivos, foram escolhidos e trabalhados quatro títulos – A Raia dos Medos (RTP1, 2000), A Vida Privada de Salazar (SIC, 2009), Até Amanhã, Camaradas (SIC, 2005) e Conta-me como Foi (RTP, 2007-11). | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.34632/9789725404096 | |
dc.identifier.isbn | 9789725404096 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/30070 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | no | pt_PT |
dc.publisher | Universidade Católica Editora | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.title | A história na ficção televisiva portuguesa | pt_PT |
dc.type | book | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/3599-PPCDT/PEst-OE%2FELT%2FUI0126%2F2013/PT | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.fundingStream | 3599-PPCDT | |
project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
project.funder.name | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | book | pt_PT |
relation.isProjectOfPublication | 8d097b4a-53ac-483a-aaf3-a0b6eb16b667 | |
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery | 8d097b4a-53ac-483a-aaf3-a0b6eb16b667 |