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Advisor(s)
Abstract(s)
FIXO is a company that operates in Lisbon, and belongs to the Fidelidade group, that offers
services at home (such as cleaning, repairs, …) where the client orders a service through an
app, and FIXO sends a provider from its network to perform it. This dissertation analyses the
expansion process of FIXO to Porto by collaborating with the company, having regular
meetings as well as developing surveys and interviews to both customers and FIXO providers.
Through these methods, there was an extensive collection of data on the operations of the
company, the business model and the relevant stakeholders. With this information it was
possible to explore the market and the competition, and any characteristic of the FIXO service
that might have a relevant impact on the expansion to Porto while understanding the challenges
and opportunities inherent to this expansion as well as any strategic or financial implications.
Moreover, this dissertation tackles the expansion plan and explores how FIXO can maintain
quality providers.
Through the analysis of the characteristics previously explained, it was possible to understand
that the expansion to Porto is feasible and FIXO can maximize its success by leveraging its
current capabilities on customer acquisition and not deviating from the selected criteria on
gathering providers. Several KPIs and timings were found to ensure the quality of providers.
Finally, this research found that this move may bring a growth in clients and brand recognition,
and it may pose an opportunity to build customer loyalty.
O FIXO é uma empresa sediada em Lisboa que faz parte do grupo Fidelidade, e oferece serviços em casa (como limpezas, reparações, ...) em que o cliente solicita um serviço através de uma app, e o FIXO envia um prestador de serviços da sua rede para o efetuar. Esta dissertação analisa o processo de expansão do FIXO para o Porto em colaboração com a empresa, realizando reuniões regulares, desenvolvendo pesquisas e entrevistas tanto a clientes como prestadores de serviços FIXO. Utilizando estes métodos, houve uma extensa recolha de dados sobre as operações da empresa, o modelo de negócio e os stakeholders relevantes. Assim, foi possível analisar o mercado, a concorrência e qualquer característica do serviço FIXO que possa ter um impacto relevante na expansão para o Porto, compreendendo os desafios e oportunidades inerentes a esta expansão, bem como quaisquer implicações estratégicas ou financeiras. Além disto, esta dissertação aborda o plano de expansão e explora como o FIXO pode manter prestadores de qualidade. Com a análise das características previamente mencionadas, foi possível compreender que a expansão para o Porto é viável e que o FIXO pode maximizar seu sucesso aproveitando os seus atuais métodos de aquisição de clientes e não se desviando dos critérios selecionados para a obtenção de prestadores. Vários indicadores de desempenho foram encontrados para garantir a qualidade dos prestadores. Por fim, esta pesquisa verificou que esta expansão pode fazer aumentar o número de clientes e o reconhecimento da marca, além de representar uma oportunidade de fidelizar clientes.
O FIXO é uma empresa sediada em Lisboa que faz parte do grupo Fidelidade, e oferece serviços em casa (como limpezas, reparações, ...) em que o cliente solicita um serviço através de uma app, e o FIXO envia um prestador de serviços da sua rede para o efetuar. Esta dissertação analisa o processo de expansão do FIXO para o Porto em colaboração com a empresa, realizando reuniões regulares, desenvolvendo pesquisas e entrevistas tanto a clientes como prestadores de serviços FIXO. Utilizando estes métodos, houve uma extensa recolha de dados sobre as operações da empresa, o modelo de negócio e os stakeholders relevantes. Assim, foi possível analisar o mercado, a concorrência e qualquer característica do serviço FIXO que possa ter um impacto relevante na expansão para o Porto, compreendendo os desafios e oportunidades inerentes a esta expansão, bem como quaisquer implicações estratégicas ou financeiras. Além disto, esta dissertação aborda o plano de expansão e explora como o FIXO pode manter prestadores de qualidade. Com a análise das características previamente mencionadas, foi possível compreender que a expansão para o Porto é viável e que o FIXO pode maximizar seu sucesso aproveitando os seus atuais métodos de aquisição de clientes e não se desviando dos critérios selecionados para a obtenção de prestadores. Vários indicadores de desempenho foram encontrados para garantir a qualidade dos prestadores. Por fim, esta pesquisa verificou que esta expansão pode fazer aumentar o número de clientes e o reconhecimento da marca, além de representar uma oportunidade de fidelizar clientes.
Description
Keywords
FIXO Providers Customers Domestic expansion Competition Market analysis Value proposition Porto Lisbon Management Strategy SWOT Porter’s 5 forces Company environment Services at home Challenges Opportunities Business model Prestadores Clientes Expansão interna Concorrência Análise de mercado Proposta de valor Lisboa Gestão Estratégia 5 forças de Porter Ambiente da empresa Serviços em casa Desafios Oportunidades Modelo de negócio
