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O absoluto do bem, o tempo e o mal, em A cidade de Deus, de Santo Agostinho

dc.contributor.authorPereira, Américo José Pinheira
dc.date.accessioned2021-04-14T12:47:05Z
dc.date.available2021-04-14T12:47:05Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractNa fidelidade à intuição platónica de um absoluto de actualidade híper-ôntica, híper-onto-lógica, metaforizada nas diferentes imagens do bem-sol presentes na Politeia, de que tudo retira necessariamente a sua possibilidade de ser, Agostinho de Hipona, aponta para uma trans-realidade absoluta, absolutamente metafísica, que é absoluta origem de toda a onticidade própria deste que é o mundo em que os seres humanos se encontram. É na relação de total dependência principial com esta trans-realidade que se encontra a possibilidade do âmago ôntico de isso que é o mundo, o mesmo movimento, absoluto dado em e por tal relação e que é isso que produz tempo e espaço. Nada na pureza da relação atenta contra a perfeição realizável da possibilidade de positividade ontológica a realizar no mundo (que é a própria matriz da divina cidade), mas da mesma perfeição criatural específica de um determinado grupo faz parte a possibilidade de perversão, por negação, da pureza do laço metafísico com o absoluto da possibilidade de positividade ontológica: tal é a origem do mal.pt_PT
dc.description.abstractFaithful to the platonic intuition of a hyper-ontological absolute of reality, according to the metaphors of the sun-good present in Plato's Republic, absolute from which everything necessarily withdraws its possibility of being, Saint Augustine aims at an absolute trans-reality, absolutely metaphysical, that is the absolute origin of all self-onticity specific to this one world, that in which the human beings exist. It is in the totally dependent relation of principle with this trans-reality that can be found the ontological core of what is the world, movement itself, absolute datum given in and by that same relation, thus creating time and space. Nothing in the sheer purity of this relation attempts against the making of the possible perfection of the ontological positivity to be realized as the world. Of this same creatural perfection is part the possibility of perversion through negation of the purity of the metaphysical bond with the absolute of the possibility of ontological positivity: this is the metaphysical origin of evil.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.issn1678-6785
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/32575
dc.identifier.wos000484791700001
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectDeuspt_PT
dc.subjectSanto Agostinhopt_PT
dc.subjectCriaçãopt_PT
dc.subjectTempopt_PT
dc.subjectLivre-arbítriopt_PT
dc.subjectGodpt_PT
dc.subjectSaint Augustinept_PT
dc.subjectCreationpt_PT
dc.subjectTimept_PT
dc.subjectFree-willpt_PT
dc.titleO absoluto do bem, o tempo e o mal, em A cidade de Deus, de Santo Agostinhopt_PT
dc.title.alternativeThe absolute of good, time and evil in The city of God, by Augustine (books XI and XII)pt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage19pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleSynesispt_PT
oaire.citation.volume11pt_PT
person.familyNamePereira
person.givenNameAmérico
person.identifier.orcid0000-0002-0874-689X
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationef1cfe58-838a-4ae2-adec-f008e5219082
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryef1cfe58-838a-4ae2-adec-f008e5219082

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