Repository logo
 
Publication

Crianças com implante coclear: implicações linguísticas

dc.contributor.authorLynce, Sofia
dc.contributor.authorMarques, Sofia
dc.contributor.authorPaço, João
dc.contributor.authorMineiro, Ana
dc.date.accessioned2021-08-02T10:50:08Z
dc.date.available2021-08-02T10:50:08Z
dc.date.issued2017-05-01
dc.description.abstractO presente estudo exploratório pretende investigar as capacidades linguísticas expressivas de crianças surdas com implante coclear por meio de amostras de linguagem espontânea. Para tal, será calculada a Extensão Média do Enunciado em palavras, e analisado o uso produtivo de morfemas gramaticais. Analisou-se o discurso espontâneo de três crianças portuguesas surdas com implante coclear e de três crianças normo-ouvintes, emparelhadas caso a caso, tendo em conta a idade cronológica, o género e a escolaridade parental. As crianças surdas com implante coclear produziram em média menos 2 palavras por enunciado que as crianças normo-ouvintes. Na morfologia, as crianças com implante coclear da amostra revelaram ainda não ser capazes de produzir plurais irregulares e de usar produtivamente os morfemas flexionais nos modos conjuntivo e imperativo. Em geral, o progresso gramatical parece ser mais lento para crianças surdas com implante coclear quando comparado ao dos seus pares ouvintes. Porém, uma implantação precoce, um maior período de tempo com o implante e uma implantação bilateral parecem trazer benefícios para a linguagem expressiva nesta população.pt_PT
dc.description.abstractThe present exploratory study aims at exploring expressive linguistics abilities of cochlear-implanted children by testing spontaneous speech samples. For this purpose, Mean Length of Utterance in words will be measured and the productive use of single grammatical morphemes will be analysed. We analysed the spontaneous speech of three deaf Portuguese children with cochlear implants and three normal-hearing children paired case by case, taking into account the chronological age, gender and parental education. Cochlear-implanted children produced on average less than 2 words per utterance than normal hearing children. In morphology, cochlear implanted children from the sample were not capable to produce irregular plural formatives and to make productive use of inflectional morphemes on main verbs for the subjunctive and imperative modes. In general, the grammatical progress seems to be slower for cochlear-implanted children when compared to their hearing peers. Nevertheless, an earlier implantation, longer implant use and a bilateral implantation seem to bring benefits for the child’s spoken language.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.4013/cld.2017.152.15pt_PT
dc.identifier.eid85031288824
dc.identifier.issn2177-6202
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/34358
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectImplantes coclearespt_PT
dc.subjectLinguagempt_PT
dc.subjectGramáticapt_PT
dc.subjectCochlear implantspt_PT
dc.subjectLanguagept_PT
dc.subjectGrammarpt_PT
dc.titleCrianças com implante coclear: implicações linguísticaspt_PT
dc.title.alternativeCochlear implanted children: linguistic outcomespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage398pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage388pt_PT
oaire.citation.titleCalidoscopiopt_PT
oaire.citation.volume15pt_PT
person.familyNameMineiro
person.givenNameAna
person.identifier494880
person.identifier.ciencia-id771D-DE7D-1402
person.identifier.orcid0000-0003-0508-7785
person.identifier.scopus-author-id6507361249
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication20f144ec-8556-462b-8091-cce4900a9163
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery20f144ec-8556-462b-8091-cce4900a9163

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
26753152.pdf
Size:
863.24 KB
Format:
Adobe Portable Document Format