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Abstract(s)
Catholic monastic traditions have been passed on though centuries partly through monastic literature. Despite the long historical span, the role of monastic reading and writing in the transmission of traditions has generated little research interest, and no comprehensive study is available on this topic. This article investigates the transmission of monastic traditions through three studies: 1) An analysis of reference profiles of three contemporary monastic writers (Carthusian, Carmelite and Cistercian); 2) An analysis of novice reading lists from seven monastic communities (Carthusian, Carmelite, Cistercian and Benedictine); 3) A brief literature review on the transmission of tradition in early monasticism. These studies identify some similarities in reading and writing, especially regarding the early monastic traditions. Some differences of historical profiles between monastic reading and writing also emerged. Together these three studies indicate a tradition of ancient monastic path of life-long transformative learning in the school of humility and obedience.
As tradições monásticas católicas foram transmitidas ao longo dos séculos, em parte através da literatura monástica. Apesar do longo período histórico, o papel da leitura e da escrita monástica na transmissão de tradições gerou pouco interesse na investigação, não existindo nenhum estudo abrangente disponível sobre este tema. Este artigo investiga a transmissão das tradições monásticas através de três estudos: 1) Uma análise dos perfis de referência de três escritores monásticos contemporâneos (cartuxo, carmelita e cisterciense); 2) Uma análise das listas de leitura de noviços de sete comunidades monásticas (cartuxa, carmelita, cisterciense e beneditina); 3) Uma breve revisão da literatura sobre a transmissão da tradição no monaquismo primitivo. Estes estudos identificam algumas semelhanças na leitura e na escrita, sobretudo em relação às primeiras tradições monásticas. Surgiram também algumas diferenças de perfis históricos entre a leitura e a escrita monástica. Em conjunto, estes três estudos indicam uma tradição do antigo caminho monástico de aprendizagem transformadora, ao longo da vida, na escola de humildade e obediência.
As tradições monásticas católicas foram transmitidas ao longo dos séculos, em parte através da literatura monástica. Apesar do longo período histórico, o papel da leitura e da escrita monástica na transmissão de tradições gerou pouco interesse na investigação, não existindo nenhum estudo abrangente disponível sobre este tema. Este artigo investiga a transmissão das tradições monásticas através de três estudos: 1) Uma análise dos perfis de referência de três escritores monásticos contemporâneos (cartuxo, carmelita e cisterciense); 2) Uma análise das listas de leitura de noviços de sete comunidades monásticas (cartuxa, carmelita, cisterciense e beneditina); 3) Uma breve revisão da literatura sobre a transmissão da tradição no monaquismo primitivo. Estes estudos identificam algumas semelhanças na leitura e na escrita, sobretudo em relação às primeiras tradições monásticas. Surgiram também algumas diferenças de perfis históricos entre a leitura e a escrita monástica. Em conjunto, estes três estudos indicam uma tradição do antigo caminho monástico de aprendizagem transformadora, ao longo da vida, na escola de humildade e obediência.
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Keywords
Leitura Literatura monástica Monasticism Monasticismo Monastic literature Reading Transmissão da tradição Transmission of tradition
Pedagogical Context
Citation
Hujanen, R. (2025). You become what you read: transmission of traditions in monastic reading and writing. Ephata, 7(1), 172-200. https://doi.org/10.34632/ephata.2025.17864