Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.55 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
AKI Portugal is a major Do It Yourself (DIY) retail chain, belonging to the international
ADEO group. The biggest competitor of the brand is Leroy Merlin, which belongs to the
same group.
Since 2009, AKI PT and other similar brands of the group – such as AKI Spain, Weldom
and Bricocenter – were having poorer results, when compared to the previous years. There
was an urgency to change the business model of these companies, in order to reverse this
trend.
This need for a change was the starting point of a new era to AKI PT, which then decided
to embrace a new organizational culture.
This Dissertation provides a Case Study about AKI PT’s decision to change the
organizational culture in order to ease the process of adopting a new business model.
The Master Thesis also presents a Literature Review section that provides theoretical
concepts and definitions, for a more complete analysis of the Case Study.
Following the Literature Review is the Teaching Note section, which includes the
analysis of the Case Study, as well as the pedagogical suggestions for the in-class use of
the case.
The last segment contains conclusions and recommendations regarding the strategy that
should be followed by the company.
AKI Portugal é uma conhecida cadeia de lojas que oferece soluções “Faça Você Mesmo”, pertencente ao grupo francês ADEO. O maior concorrente da marca é a Leroy Merlin, uma empresa do mesmo grupo. Desde 2009, AKI PT e outras empresas similares do grupo – AKI Espanha, Weldom e Bricocenter – começaram a apresentar resultados mais baixos comparativamente aos anos anteriores. Havia uma urgência em mudar o modelo de negócios destas empresas, de modo a colmatar esta tendência. Esta necessidade de mudança marcou um ponto de viragem na história do AKI PT, que então decidiu mudar a sua cultura organizacional. Esta Dissertação proporciona um Estudo de Caso sobre a decisão tomada pelo AKI PT de mudar a sua cultura organizacional, de modo a conseguir que a empresa se adaptasse melhor a um novo modelo de negócios. A Tese de Mestrado contém ainda uma Revisão de Literatura, em que se expõem conceitos e definições teóricas que servem de apoio à análise e compreensão do Caso de Estudo. No capítulo da Nota de Ensino é feita a análise detalhada do acima mencionado Caso de Estudo, assim como os Métodos de Ensino sugeridos. O último segmento contém as conclusões retiradas e as recomendações referentes à estratégia que a empresa deverá adotar.
AKI Portugal é uma conhecida cadeia de lojas que oferece soluções “Faça Você Mesmo”, pertencente ao grupo francês ADEO. O maior concorrente da marca é a Leroy Merlin, uma empresa do mesmo grupo. Desde 2009, AKI PT e outras empresas similares do grupo – AKI Espanha, Weldom e Bricocenter – começaram a apresentar resultados mais baixos comparativamente aos anos anteriores. Havia uma urgência em mudar o modelo de negócios destas empresas, de modo a colmatar esta tendência. Esta necessidade de mudança marcou um ponto de viragem na história do AKI PT, que então decidiu mudar a sua cultura organizacional. Esta Dissertação proporciona um Estudo de Caso sobre a decisão tomada pelo AKI PT de mudar a sua cultura organizacional, de modo a conseguir que a empresa se adaptasse melhor a um novo modelo de negócios. A Tese de Mestrado contém ainda uma Revisão de Literatura, em que se expõem conceitos e definições teóricas que servem de apoio à análise e compreensão do Caso de Estudo. No capítulo da Nota de Ensino é feita a análise detalhada do acima mencionado Caso de Estudo, assim como os Métodos de Ensino sugeridos. O último segmento contém as conclusões retiradas e as recomendações referentes à estratégia que a empresa deverá adotar.