Repository logo
 
Publication

Promovendo a inclusão na educação especial: estratégias e desafios

dc.contributor.authorMarques, Ana Betariz de Faria
dc.contributor.authorCastro, Jederson Willian Pereira de
dc.date.accessioned2024-02-21T11:21:33Z
dc.date.available2024-02-21T11:21:33Z
dc.date.issued2023-12
dc.description.abstractA educação inclusiva é um direito garantido pela Constituição Federal Brasileira pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LBD) para todos os alunos, incluindo aqueles com deficiência ou necessidades especiais. No entanto, o Brasil ainda enfrenta desafios significativos para garantir políticas públicas e uma educação de qualidade. Este trabalho tem por objetivo analisar e implementar um programa de Educação Especial para melhoraria e acesso dos alunos com deficiência e necessidades especiais nas escolas do município se Sete Lagoas/MG. A metodologia utilizada foi estudo de caso com abordagem qualitativa. Realizaram- se observações em três escolas, foram feitas pesquisas e entrevistas com pais de alunos especiais e professores da educação especial. A partir dos dados obtidos, fez-se a análise de conteúdo. Os resultados revelaram a falta de acesso a recursos e equipamentos necessários para uma educação inclusiva de qualidade, desconhecimento dos professores sobre políticas de inclusão, ausência de cursos de capacitação e formação continuada para professores e equipe escolar para atender às especificidades dos alunos especiais, falta de acessibilidade escolar, desconhecimento dos pais a cerca dos direitos dos filhos especiais, entre outros. Logo, são necessárias políticas públicas mais efetivas para promoção da acessibilidade, formação continuada para professores e equipe escolar sobre educação inclusiva e metodologias específicas para atender às necessidades dos alunos com deficiência ou necessidades especiais, avaliação individualizada desses alunos para identificar suas habilidades e necessidades específicas e adaptação do currículo e atividades de acordo com cada aluno, adoção de tecnologias assistidas para alunos com deficiência visual, auditiva, motora e intelectual; campanhas de sensibilização da comunidade escolar e da sociedade em geral sobre a importância da educação inclusiva e a valorização das diferenças individuais.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn9789895370733
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/44040
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Católica Portuguesapt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectEstratégiaspt_PT
dc.subjectDesafiospt_PT
dc.titlePromovendo a inclusão na educação especial: estratégias e desafiospt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortopt_PT
oaire.citation.endPage106pt_PT
oaire.citation.startPage102pt_PT
oaire.citation.titleAtas V Seminário Internacional: Educação, Territórios e Desenvolvimento Humanopt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
91459072.pdf
Size:
165.77 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: