Publication
Promovendo a inclusão na educação especial: estratégias e desafios
dc.contributor.author | Marques, Ana Betariz de Faria | |
dc.contributor.author | Castro, Jederson Willian Pereira de | |
dc.date.accessioned | 2024-02-21T11:21:33Z | |
dc.date.available | 2024-02-21T11:21:33Z | |
dc.date.issued | 2023-12 | |
dc.description.abstract | A educação inclusiva é um direito garantido pela Constituição Federal Brasileira pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LBD) para todos os alunos, incluindo aqueles com deficiência ou necessidades especiais. No entanto, o Brasil ainda enfrenta desafios significativos para garantir políticas públicas e uma educação de qualidade. Este trabalho tem por objetivo analisar e implementar um programa de Educação Especial para melhoraria e acesso dos alunos com deficiência e necessidades especiais nas escolas do município se Sete Lagoas/MG. A metodologia utilizada foi estudo de caso com abordagem qualitativa. Realizaram- se observações em três escolas, foram feitas pesquisas e entrevistas com pais de alunos especiais e professores da educação especial. A partir dos dados obtidos, fez-se a análise de conteúdo. Os resultados revelaram a falta de acesso a recursos e equipamentos necessários para uma educação inclusiva de qualidade, desconhecimento dos professores sobre políticas de inclusão, ausência de cursos de capacitação e formação continuada para professores e equipe escolar para atender às especificidades dos alunos especiais, falta de acessibilidade escolar, desconhecimento dos pais a cerca dos direitos dos filhos especiais, entre outros. Logo, são necessárias políticas públicas mais efetivas para promoção da acessibilidade, formação continuada para professores e equipe escolar sobre educação inclusiva e metodologias específicas para atender às necessidades dos alunos com deficiência ou necessidades especiais, avaliação individualizada desses alunos para identificar suas habilidades e necessidades específicas e adaptação do currículo e atividades de acordo com cada aluno, adoção de tecnologias assistidas para alunos com deficiência visual, auditiva, motora e intelectual; campanhas de sensibilização da comunidade escolar e da sociedade em geral sobre a importância da educação inclusiva e a valorização das diferenças individuais. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 9789895370733 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/44040 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Universidade Católica Portuguesa | pt_PT |
dc.subject | Educação | pt_PT |
dc.subject | Inclusão | pt_PT |
dc.subject | Estratégias | pt_PT |
dc.subject | Desafios | pt_PT |
dc.title | Promovendo a inclusão na educação especial: estratégias e desafios | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Porto | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 106 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 102 | pt_PT |
oaire.citation.title | Atas V Seminário Internacional: Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |