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Authors
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Abstract(s)
The management consulting industry has been estimated to be worth around $250 billion per annum and is growing consistently year over year. In the competitive landscape of consulting, various approaches exist whereby firms seek to differentiate themselves from their peers. This thesis aims to understand differences in problem-solving between the engineering approach versus a management orientation within the consulting industry. To capture the differences three forms of data were analysed. We surveyed 150 individuals with participants ranging from India to Mexico, as well as Europe, and the United States. We then interviewed 14 individuals with at least two years and a half of consulting experience and then 5 senior consultants. These sources allowed us to have an overview of differences between engineering and management and its long-term impacts on a consultant’s approach to problemsolving. The major differences found were that individuals with a management background demonstrated a wider perspective when solving business problems, even with only two and a half years of consulting experience. On the other hand, individuals with an engineering background demonstrated more attentiveness to details. The particularities of an educational background, which contours the form of thinking associated with problem-solving, was found to have an impact over a longer-term on consulting practise. The study creates a fertile ground for future research on different topics, for example if differences identified are indeed indicators of top performance.
Estima-se que o mercado da consultoria de gestão esteja avaliada em cerca de 250 mil milhões de dólares por ano, estando a crescer consistentemente ano após ano. No contexto competitivo da consultoria, existem várias abordagens através das quais as empresas procuram diferenciar-se dos seus concorrentes. Esta tese procura compreender as diferenças na resolução de problemas entre a abordagem de engenharia versus uma orientação de gestão dentro da indústria de consultoria. Para captar as diferenças, foram analisadas três fontes de dados. Foram inquiridos 150 indivíduos com participantes desde a Índia até ao México, contando também com participantes da Europa e Estados Unidos. Em seguida, foram intrevistados 14 indivíduos com pelo menos dois anos e meio de experiência em consultoria e depois 5 consultores seniores. Estas fontes permitiram obter uma visão geral das diferenças entre engenharia e gestão e os seus impactos a longo prazo na abordagem de um consultor à resolução de problemas. As principais diferenças encontradas foram que os indivíduos com formação em gestão demonstraram uma perspetiva mais ampla na identificação de problemas empresariais, mesmo com apenas dois anos e meio de experiência em consultoria. Por outro lado, os indivíduos com formação em engenharia demonstraram maior atenção aos detalhes. Este impacto da formação académica, que molda a forma de pensamento associada à resolução de problemas, revelou ter um impacto a longo prazo na abordagem de consultoria. O estudo criou bases para futuros estudos sobre diferentes tópicos, por exemplo, se as diferenças identificadas são indicadores de performance superior.
Estima-se que o mercado da consultoria de gestão esteja avaliada em cerca de 250 mil milhões de dólares por ano, estando a crescer consistentemente ano após ano. No contexto competitivo da consultoria, existem várias abordagens através das quais as empresas procuram diferenciar-se dos seus concorrentes. Esta tese procura compreender as diferenças na resolução de problemas entre a abordagem de engenharia versus uma orientação de gestão dentro da indústria de consultoria. Para captar as diferenças, foram analisadas três fontes de dados. Foram inquiridos 150 indivíduos com participantes desde a Índia até ao México, contando também com participantes da Europa e Estados Unidos. Em seguida, foram intrevistados 14 indivíduos com pelo menos dois anos e meio de experiência em consultoria e depois 5 consultores seniores. Estas fontes permitiram obter uma visão geral das diferenças entre engenharia e gestão e os seus impactos a longo prazo na abordagem de um consultor à resolução de problemas. As principais diferenças encontradas foram que os indivíduos com formação em gestão demonstraram uma perspetiva mais ampla na identificação de problemas empresariais, mesmo com apenas dois anos e meio de experiência em consultoria. Por outro lado, os indivíduos com formação em engenharia demonstraram maior atenção aos detalhes. Este impacto da formação académica, que molda a forma de pensamento associada à resolução de problemas, revelou ter um impacto a longo prazo na abordagem de consultoria. O estudo criou bases para futuros estudos sobre diferentes tópicos, por exemplo, se as diferenças identificadas são indicadores de performance superior.
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Keywords
Management consulting Engineering education Management McKinsey & Company Kaizen institute Problem-solving Consultoria de gestão Educação em engenharia Gestão Instituto Kaizen Resolução de problemas