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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
This thesis attempts to contribute to the knowledge of entrepreneurship education, namely how
targeted education and training may foster entrepreneurial intentions, activity and performance.
More specifically, the objective of this work is to research the effect that the participation in an
accelerator program has on the participants’ “entrepreneurial self-efficacy” (ESE) – the
perceived competence to perform the various tasks associated with entrepreneurship. ESE is
considered as a key antecedent of entrepreneurial intentions and thus successful entrepreneurial
activity. Given the malleability of the concept, various stakeholders show interest in enhancing
ESE, mainly through specific education and training in entrepreneurship education programs
(EEP’s). Our sample is based on 34 entrepreneurs from 15 different nationalities who just
recently participated in a top-accelerator program worldwide. The participants were asked to
assess their self-perceived confidence to perform certain tasks associated with entrepreneurship
before and after the program. Using a paired- and independent as well as the Wilcoxont signedrank
test, the participants ESE scores were significantly higher after the program than before
the program providing evidence that the educational methods used in accelerator programs are
indeed effective in enhancing ESE. Entrepreneurship promoting entities (e.g. EEP’s, Business
Schools) can draw valuable insights from the educational methods applied in accelerator
programs and should consider adapting their teaching styles and curricula respectively.
A presente tese pretende contribuir para o conhecimento da educação do empreendedorismo e de como uma educação direcionada e treino podem fomentar intenções, atividade e performance empreendedoras. Mais especificamente, o objetivo deste trabalho é investigar o efeito que a participação num programa de aceleração tem na “entrepreneurial self-efficacy” (ESE) dos participantes – a competência para efetuar as várias tarefas associadas com empreendedorismo – com base na medida de McGee et al. (2009). ESE é considerada uma antecedente chave de intenções e performance empreendedoras e, por conseguinte, de atividade empreendedora. Dada a maleabilidade do conceito, vários intervenientes mostram interesse em enaltecer ESE, maioritariamente através de educação específica e treino em programas de empreendedorismo educativos. 34 empreendedores de 15 nacionalidades diferentes que participaram recentemente num programa acelerador de topo a nível global constituíram a nossa amostra. Aos participantes foi pedido que auto avaliassem a confiança que possuem para efetuar determinadas tarefas associadas ao empreendedorismo antes e depois do programa. Os resultados indicam que os métodos educativos utilizados nos programas aceleradores são, de facto, eficazes no enaltecimento da ESE. Utilizando um paired e independent t-test, os resultados de ESE dos participantes foram significativamente mais altos depois do programa do que antes do mesmo. Entidades promotoras do empreendedorismo (e.g. programas de educação para o empreendedorismo, escolas de gestão) podem inferir conclusões relevantes dos métodos educacionais aplicados em programas de aceleração e devem considerar adaptar os seus métodos de ensino e curricula respetivamente.
A presente tese pretende contribuir para o conhecimento da educação do empreendedorismo e de como uma educação direcionada e treino podem fomentar intenções, atividade e performance empreendedoras. Mais especificamente, o objetivo deste trabalho é investigar o efeito que a participação num programa de aceleração tem na “entrepreneurial self-efficacy” (ESE) dos participantes – a competência para efetuar as várias tarefas associadas com empreendedorismo – com base na medida de McGee et al. (2009). ESE é considerada uma antecedente chave de intenções e performance empreendedoras e, por conseguinte, de atividade empreendedora. Dada a maleabilidade do conceito, vários intervenientes mostram interesse em enaltecer ESE, maioritariamente através de educação específica e treino em programas de empreendedorismo educativos. 34 empreendedores de 15 nacionalidades diferentes que participaram recentemente num programa acelerador de topo a nível global constituíram a nossa amostra. Aos participantes foi pedido que auto avaliassem a confiança que possuem para efetuar determinadas tarefas associadas ao empreendedorismo antes e depois do programa. Os resultados indicam que os métodos educativos utilizados nos programas aceleradores são, de facto, eficazes no enaltecimento da ESE. Utilizando um paired e independent t-test, os resultados de ESE dos participantes foram significativamente mais altos depois do programa do que antes do mesmo. Entidades promotoras do empreendedorismo (e.g. programas de educação para o empreendedorismo, escolas de gestão) podem inferir conclusões relevantes dos métodos educacionais aplicados em programas de aceleração e devem considerar adaptar os seus métodos de ensino e curricula respetivamente.
Description
Keywords
Self-efficacy Entrepreneurial self-efficacy Incubation models Accelerators Accelerator program Entrepreneurial Education Programs (EPP’s)