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Abstract(s)
In a society that is becoming increasingly demanding with the corporate world, it is important to discern which direction companies must take in order to generate more positive attitudes among consumers in what concerns CSR endeavours. Indeed, consumers’ perceptions towards CSR are showing more and more inconsistencies, but the concept of authenticity might help mitigating the contradictions. This study focuses on understanding if having CSR deeply embedded in the business affects consumers’ perceptions about the authenticity of companies’ CSR actions. This is achieved through individual interviews with consumers of a company that has its roots in socially responsible behaviour. Too Good To Go created a possible solution to fight food waste and turned it into its core business. This dissertation develops a case study based on how this company conducts its business and how this innovative approach affects authenticity perceptions and consumer behaviour, consequently. Results show that consumers tend to be more sceptical, instead of considering companies’ actions authentic. Even though companies that were born with socially responsible purposes have better chances of being perceived as authentic, the corporate world has lost consumers’ trust and it needs to redirect the way it conducts business in the long-run. Insights from consumers resulted in some implications regarding CSR and suggestions on how to improve CSR authenticity perceptions.
Numa sociedade que se está a tornar mais exigente com o mundo corporativo, é importante distinguir qual a direção que deve ser tomada pelas empresas, de modo a gerar atitudes mais positivas entre consumidores no que toca a esforços de RSC. De facto, as perspetivas dos consumidores em relação a RSC mostram cada vez mais inconsistências, mas o conceito de autenticidade pode ajudar a atenuar tais contradições. Este estudo foca-se em perceber se ter RSC profundamente enraizado no negócio afeta as perceções dos consumidores sobre a autenticidade das ações de RSC. Isto é alcançado através de entrevistas individuais com consumidores de uma empresa que tem como base comportamento socialmente responsável. A Too Good To Go criou uma possível solução para combater o desperdício alimentar e tornou-a no seu negócio principal. Esta dissertação desenvolve um caso de estudo baseado na orientação do seu negócio e em como esta abordagem inovadora afeta perceções de autenticidade e o comportamento do consumidor, consequentemente. Os resultados mostram que os consumidores tendem a ser mais céticos, em vez de considerar as ações das empresas autênticas. Ainda que as empresas nascidas de um propósito socialmente responsável tenham melhores hipóteses de serem vistas como autênticas, o mundo corporativo perdeu a confiança dos consumidores e precisa de redirecionar a maneira como orienta os negócios a longo prazo. O conhecimento adquirido dos consumidores resultou em implicações relativamente a RSC e sugestões sobre como melhorar as perceções de autenticidade de RSC.
Numa sociedade que se está a tornar mais exigente com o mundo corporativo, é importante distinguir qual a direção que deve ser tomada pelas empresas, de modo a gerar atitudes mais positivas entre consumidores no que toca a esforços de RSC. De facto, as perspetivas dos consumidores em relação a RSC mostram cada vez mais inconsistências, mas o conceito de autenticidade pode ajudar a atenuar tais contradições. Este estudo foca-se em perceber se ter RSC profundamente enraizado no negócio afeta as perceções dos consumidores sobre a autenticidade das ações de RSC. Isto é alcançado através de entrevistas individuais com consumidores de uma empresa que tem como base comportamento socialmente responsável. A Too Good To Go criou uma possível solução para combater o desperdício alimentar e tornou-a no seu negócio principal. Esta dissertação desenvolve um caso de estudo baseado na orientação do seu negócio e em como esta abordagem inovadora afeta perceções de autenticidade e o comportamento do consumidor, consequentemente. Os resultados mostram que os consumidores tendem a ser mais céticos, em vez de considerar as ações das empresas autênticas. Ainda que as empresas nascidas de um propósito socialmente responsável tenham melhores hipóteses de serem vistas como autênticas, o mundo corporativo perdeu a confiança dos consumidores e precisa de redirecionar a maneira como orienta os negócios a longo prazo. O conhecimento adquirido dos consumidores resultou em implicações relativamente a RSC e sugestões sobre como melhorar as perceções de autenticidade de RSC.
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Keywords
Corporate Social Responsibility Corporate Social Responsibility authenticity Trust Consumer perceptions Food waste Responsabilidade Social Corporativa Autenticidade de Responsabilidade Social Corporativa Confiança Perceções do consumidor Desperdício alimentar