Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Conhecimentos e atitudes dos estudantes de medicina dentária acerca do cancro oral

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
116910636.pdf39.11 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Objetivos: Aferir os conhecimentos e atitudes relativos a lesões potencialmente malignas e ao cancro oral nos estudantes de Medicina Dentária do 4º e 5º ano das Universidades portuguesas, identificando as lacunas existentes. Métodos: Estudo observacional descritivo transversal, aplicado a estudantes de Medicina Dentária do 4º e 5º ano em Portugal. Como instrumento de recolha de dados foi aplicado um questionário em formato online, inserido na plataforma Qualtrics, desenvolvido originalmente por Horowitz (2000) e Dib (2003) e adaptado por Rodrigues (2013), Pinto (2021), Vozzo e Silva (2023). O tratamento estatístico foi realizado com recurso ao software SPSS versão 26.0, utilizando para tal os testes não paramétricos Mann-Whitney e Kruskal-Wallis e um valor de significância de 5%. Resultados: Participaram 105 estudantes, dos quais 43,8% (n=46) frequentavam o ´4º ano” e 56,2% (n=59) o “5º ano”. 96,2% (n=101) dos estudantes identificaram apenas parcialmente os fatores de risco, assim como os locais com maior potencial de malignização. 95,2% identificaram parcialmente as lesões potencialmente malignas e 67,6% as características com maior potencial de malignização. 73,3% (n=77), reportaram o carcinoma como o tipo de cancro oral mais comum. 85,7% (n=90) dos inquiridos apontaram “acima dos 40 anos” como a faixa etária mais prevalente. 51,4% (n=54) identificaram o sexo masculino como o género mais afetado. 82,9% incluem a palpação dos nódulos linfáticos e 93,3% a avaliação das mucosas, língua, palato, pavimento a boca e região retromolar no seu exame clínico. Conclusões: É fundamental fazer face às lacunas identificadas neste estudo, reforçando os conhecimentos e práticas dos estudantes, para que consigam diagnosticar e atuar perante o cancro oral.

Description

Keywords

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue