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TikTok's influence on entertainment consumption intention in Portugal

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Currently, the presence of the internet and, more specifically, social media, plays an important role in consumers' day-to-day lives. Marketing strategies have had to evolve to better adapt/adjust to social media and subsequently communicate effectively with their target audience. This phenomenon gained even more importance when, during the COVID-19 pandemic, a new communication/social media platform emerged, gaining prominence: TikTok. Despite the vast literature on social media, the specific approach to TikTok, especially in Portugal, is quite limited, particularly concerning studying its influence on the entertainment consumption intention of its users. This study explores the relationship between 5 influencing factors of TikTok and the intention to consume entertainment products in Portugal. Based on 7 research hypotheses and their subsequent testing, primary data was collected through a survey divulged online. The hypotheses were tested using the multiple linear regression model and Andrew F. Hayes' PROCESS v4.1 macro. The results indicate that viral content and the influencers' knowledge (expertise) influence the intention to consume, and, on the other hand, time spent on the platform, emotional content, and trust in TikTok's influencers are not statistically significant. Gender, although not statistically significant, as a moderating variable, reveals behavioral trends. In conclusion, this study highlights the importance of TikTok in influencing the consumption of entertainment products, identifying key factors that impact this relationship.
Atualmente, a presença da Internet e mais especificamente, das redes sociais, desempenham um importante papel no dia-a-dia dos consumidores. As estratégias de marketing tiveram de evoluir para melhor se adaptarem/se adequarem às redes sociais e, posteriormente comunicar eficazmente com o seu público-alvo. Este fenómeno ganhou ainda maior importância, quando durante a pandemia COVID-19, uma nova plataforma de comunicação/rede social emergiu, ganhando destaque: o TikTok. Apesar da vasta literatura acerca das redes sociais, a abordagem específica ao TikTok, especialmente em Portugal, é bastante limitada, nomeadamente no que respeita ao estudo da sua influência na intenção de consumo de entretenimento dos seus utilizadores. O presente estudo visa explorar a relação entre 5 fatores influenciadores do TikTok e a intenção de consumo de produtos de entretenimento, em Portugal. Tendo por base 7 hipóteses de investigação e sua posterior testagem, recolheram-se dados primários através da realização de um questionário divulgado online. As hipóteses foram testadas recorrendo-se ao modelo de regressão linear múltipla e ainda, à macro PROCESS v4.1 de Andrew F. Hayes. Os resultados indicam que, o conteúdo viral e o domínio do conhecimento por parte dos influenciadores (expertise) influenciam a intenção de consumo e, por outro lado, o tempo despendido na plataforma, o conteúdo emocional e a confiança nos influenciadores do TikTok, não apresentam significância estatística. O género, como variável moderadora, embora não apresente significância estatística, revela tendências comportamentais. Para concluir, este estudo destaca a importância do TikTok na influência do consumo de produtos de entretenimento, identificando fatores-chave que impactam esta relação.

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Social media TikTok Portugal Entertainment Consumption intention Influencing factors Redes sociais Entretenimento Intenção de consumo Fatores influenciadores

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