Repository logo
 
Publication

Conselhos de escolas do ensino secundário em Moçambique: entre as orientações estratégicas, as ficções partilhadas e a legitimação da ação: um estudo de caso

dc.contributor.authorPatia, Nelson César Estevão
dc.contributor.authorAlves, José Matias
dc.date.accessioned2024-12-06T16:13:14Z
dc.date.available2024-12-06T16:13:14Z
dc.date.issued2024-11
dc.description.abstractO objetivo do presente artigo é apresentar um estudo sobre os Conselhos de Escolas do Ensino Secundário em Moçambique tendo em conta as orientações estratégicas, as ficções partilhadas e a legitimação da ação. Realizou-se um estudo de caso por meio do paradigma fenomenológico-interpretativo assente na abordagem qualitativa de natureza descritiva, com participação de membros do CE e membros da comunidade escolar não pertencentes ao CE – professores; alunos, pais e/ou encarregados de educação, selecionados intencional e por conveniência em função dos diferentes estratos socioprofissionais da escola, cuja recolha de dados empíricos foi feita com recurso às técnicas de entrevista semiestruturada, consulta documental, observação e a análise dos dados foi feita através da análise de conteúdo. Colhidos os dados, concluiu-se que o CE se orienta à margem das orientações e lógicas de um órgão de direção estratégica escolar, pois, carateriza-se por seguir orientações e realizar ações orientadas à excessiva burocracia, hipocrisia e ambiguidade nos processos, funcionando, assim, num sistema debilmente articulado como uma ficção necessária para a legitimação de um sistema tendencialmente centralizado.pt_PT
dc.description.abstractThis article aims to present a study on the Secondary School Councils in Mozambique, taking the strategic guidelines, shared fictions, and the legitimization of the action. A case study was carried out using the phenomenological- interpretive paradigm, intending to analyze the guidelines followed in the composition, regulation, and organization of the School Council (CE) and the actions taken to supposedly give the educational community a voice and promote the quality of education. To answer the research question, the researcher conducted the study through a phenomenological-interpretive paradigm based on a qualitative approach of a descriptive nature, with the participation of members of the CE and members of the school community who do not belong to the CE such as teachers; students, parents, and guardians, selected intentionally and for convenience based on the different socio- professional strata of the school whose empirical data collection was carried out using semi-structured interview techniques, document consultation, observation and data analysis through content analysis method. After collecting the data, it was concluded that the CE does not follow the guidelines and logic of a school strategic management body, as it is characterized by following guidelines and carrying out actions aimed at excessive bureaucracy, hypocrisy, and ambiguity in processes, thus functioning in a weakly articulated system as a necessary fiction for the legitimization of a tendentially centralized system.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.52076/eacad-v5i3.573pt_PT
dc.identifier.issn2675-8539
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/47459
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectConselho de escolapt_PT
dc.subjectDireção estratégicapt_PT
dc.subjectParticipaçãopt_PT
dc.subjectDemocratizaçãopt_PT
dc.subjectAmbiguidadept_PT
dc.subjectEnsinopt_PT
dc.subjectSchool councilpt_PT
dc.subjectStrategic directionpt_PT
dc.subjectParticipationpt_PT
dc.subjectDemocratizationpt_PT
dc.subjectAmbiguitypt_PT
dc.subjectTeachingpt_PT
dc.titleConselhos de escolas do ensino secundário em Moçambique: entre as orientações estratégicas, as ficções partilhadas e a legitimação da ação: um estudo de casopt_PT
dc.title.alternativeSecondary school councils in Mozambique: between strategic orientations, shared fictions and the legitimization of action: a case studypt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage17pt_PT
oaire.citation.issue3pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titlee-Acadêmicapt_PT
oaire.citation.volume5pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
108804213.pdf
Size:
228.88 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: