Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.63 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
This dissertation provides a status quo of the digital transformation within the German IT
consulting industry in 2022 and examines the influence of digitalization on the business model
(BM) development of consultancies. The paper studies the determinants which led
consultancies to arrive at their current digitalization level, how their current BMs are
characterized as well as how the development process induced by digitalization is composed,
and eventually which success factors need to be fulfilled to overcome potential future growth
barriers. In the literature review, definitions of the concept of BM and the innovation on BMs
are discussed. Based on those insights, the characteristics of BMs in the consulting industry are
identified and a deepened understanding of the phenomenon on digitalization is created.
Grounded on the theoretical insights, a multiple case study spanning four different IT consulting
firms is performed which investigates the business model developments of those consultancies
by conducting two semi-structured interviews with related consultants per case complemented
with secondary data generating data triangulation. The dissertation identifies changing
requirements of stakeholders and in particular clients as the most relevant determinants for
business model innovation. The findings of the thesis stress the importance of an outbalanced
focus on the people business and the technological aspects of IT consulting. As most critical
success factors a change affine mindset and company culture have been identified which
embraces that mindset and consequently enables an organizational structure to execute the
willingness for change.
Esta dissertação fornece um status da transformação digital na indústria alemã de consultoria informática em 2022 e examina a influência da digitalização no desenvolvimento do modelo de negócio (BM) das consultorias. O artigo estuda os determinantes que levaram as consultorias a chegar ao seu atual nível de digitalização, como são caracterizados os seus atuais BMs, como é composto o processo de desenvolvimento induzido pela digitalização, e eventualmente os fatores de sucesso que precisam de ser cumpridos para superar potenciais barreiras de crescimento futuro. Na revisão da literatura, são discutidas definições do conceito de BM e inovação em BMs. Com base nestes conhecimentos, são identificadas as características de BMs na indústria de consultoria ed é criada uma compreensão profunda do fenómeno da digitalização. Com base nos conhecimentos teóricos, é realizado um estudo de caso múltiplo abrangendo quatro empresas de consultoria de IT diferentes que investiga os desenvolvimentos do BM dessas consultorias, conduzindo duas entrevistas semiestruturadas com consultores relacionados por caso, complementadas com dados secundários geradores de triangulação de dados. A dissertação identifica os requisitos em mudança das partes interessadas e, em particular, dos clientes como os determinantes mais relevantes para inovação do modelo de negócio. As conclusões da tese sublinham a importância de um enfoque desequilibrado no negócio das pessoas e nos aspetos tecnológicos da consultoria em IT. Como fatores de sucesso mais críticos, foi identificada uma mudança de mentalidade e cultura empresarial que abraça essa mentalidade e, consequentemente, permite uma estrutura organizacional para executar a vontade de mudança.
Esta dissertação fornece um status da transformação digital na indústria alemã de consultoria informática em 2022 e examina a influência da digitalização no desenvolvimento do modelo de negócio (BM) das consultorias. O artigo estuda os determinantes que levaram as consultorias a chegar ao seu atual nível de digitalização, como são caracterizados os seus atuais BMs, como é composto o processo de desenvolvimento induzido pela digitalização, e eventualmente os fatores de sucesso que precisam de ser cumpridos para superar potenciais barreiras de crescimento futuro. Na revisão da literatura, são discutidas definições do conceito de BM e inovação em BMs. Com base nestes conhecimentos, são identificadas as características de BMs na indústria de consultoria ed é criada uma compreensão profunda do fenómeno da digitalização. Com base nos conhecimentos teóricos, é realizado um estudo de caso múltiplo abrangendo quatro empresas de consultoria de IT diferentes que investiga os desenvolvimentos do BM dessas consultorias, conduzindo duas entrevistas semiestruturadas com consultores relacionados por caso, complementadas com dados secundários geradores de triangulação de dados. A dissertação identifica os requisitos em mudança das partes interessadas e, em particular, dos clientes como os determinantes mais relevantes para inovação do modelo de negócio. As conclusões da tese sublinham a importância de um enfoque desequilibrado no negócio das pessoas e nos aspetos tecnológicos da consultoria em IT. Como fatores de sucesso mais críticos, foi identificada uma mudança de mentalidade e cultura empresarial que abraça essa mentalidade e, consequentemente, permite uma estrutura organizacional para executar a vontade de mudança.
Description
Keywords
Business model innovation Digitalization Digital transformation IT Consulting