Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
584.01 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Trekker é um modelo de intervenção concebido para estudantes que visa desenvolver o indivíduo como um todo integrado. Este modelo foi criado para ser usado como referencial para o desenvolvimento de habilidades individuais em ambiente acadêmico. Como resultado da implementação do Processo de Bolonha, Instituições de Ensino Superior na Europa são obrigadas a focarem-se em habilidades e competências em vez das tradicionais palestras centradas nas habilidades técnicas (Comissão Europeia, 2009a). Este artigo apresenta um estudo exploratório com estudantes da Universidade Católica de Portugal, Faculdade de Biotecnologia. Em 2009/ 2010, fizemos uma experiência com a combinação de cursos de graduação. Neste contexto, o modelo de Trekker foi usado para apoiar o desenvolvimento da aprendizagem ao longo da vida, inteligência emocional e habilidades transferíveis. Os primeiros resultados após a intervenção parecem promissores em termos de aumento da autoestima dos estudantes, auto-eficácia e auto-confiança. O estudo apresenta algumas limitações relacionadas ao número de participantes e tempo de execução e deve ser repetido para ter resultados mais consistentes.
Description
Keywords
Habilidades Inteligência Emocional Educação permanente Auto-eficácia
Pedagogical Context
Citation
Ventura, M., Rocha, M., Amorim, M. (2011). TreKker Model® - Case study on TreKker Model®‟s impact on self-beliefs. Working Papers: Management. N.º 3, 29 p.