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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Suppliers are increasingly seen as essential partners in an increasingly competitive economy.
Long-term and strong collaborations enable companies to improve their operations. When it
comes to digitizing business processes, artificial intelligence (AI) is one of the tools being used.
AI enables new, strategic, collaborative, and enduring roles in procurement, which deals with
these critical partnerships. This dissertation addresses the potential use cases of AI in Supplier
Relationship Management (SRM) as a procurement function. It analyzes the opportunities to
be an enabler for digital transformation. Therefore, expert interviews with industry experts
were conducted to gather insights about challenges and the relevance of SRM in German
companies, use cases of AI in SRM, and blockers of their application. The findings were
analyzed and present an increasing need for companies to invest in their SRM function.
Further, AI can be applied in SRM activities along the supplier lifecycle. Expert systems with
a Machine Learning algorithm in the classification, identification of suppliers, and cost analysis
were identified as the most potential cases to be adapted. The experts named blockers in the
application, such as the shift of focus on other topics and the missing management priority.
Further, companies lack the digital foundation and the understanding of data to implement AI.
Ultimately, the dissertation presented the study's theoretical and practical implications,
limitations, contributions, and areas for further research.
Os fornecedores são cada vez mais vistos como parceiros essenciais numa economia cada vez mais competitiva. Colaborações fortes e a longo prazo permitem às empresas melhorar as suas operações. Quando se trata de digitalizar processos empresariais, a inteligência artificial (IA) é uma das ferramentas a ser utilizada. A IA cria novos papéis, estratégicos, colaborativos e duradouros no aprovisionamento, que trata destas parcerias críticas. Esta tese tem como objetivo abordar casos de uso potencial da IA na Gestão de Relacionamento com Fornecedores (SRM) como uma função de aprovisionamento, explorando a sua função como capacitador para a transformação digital. Por conseguinte, foram entrevistados especialistas da indústria para recolher informações sobre os desafios e a relevância da SRM nas empresas alemãs, as possibilidades da utilização de IA, e os constragimentos à sua aplicação. As evidências analisadas apresentam uma necessidade crescente para as empresas investirem na sua função de SRM. Além disso, a IA pode ser aplicada em actividades de MRE ao longo do ciclo de vida do fornecedor. Sistemas especializados com um algoritmo de Machine Learning na classificação, identificação de fornecedores, e análise de custos, foram identificados como casos de maior probabilidade de incorporação empresarial. Os especialistas apontaram a mudança de foco estratégico e a ausência de prioridades bem definidas como os principais impedimentos à aplicação desta tecnologia. Além disso, falta às empresas a base digital e compreensão dos dados necessária à sua implementação. Em última análise, a tese apresentou as implicações teórico-práticas do estudo, limitações, contribuições e áreas para investigação futura.
Os fornecedores são cada vez mais vistos como parceiros essenciais numa economia cada vez mais competitiva. Colaborações fortes e a longo prazo permitem às empresas melhorar as suas operações. Quando se trata de digitalizar processos empresariais, a inteligência artificial (IA) é uma das ferramentas a ser utilizada. A IA cria novos papéis, estratégicos, colaborativos e duradouros no aprovisionamento, que trata destas parcerias críticas. Esta tese tem como objetivo abordar casos de uso potencial da IA na Gestão de Relacionamento com Fornecedores (SRM) como uma função de aprovisionamento, explorando a sua função como capacitador para a transformação digital. Por conseguinte, foram entrevistados especialistas da indústria para recolher informações sobre os desafios e a relevância da SRM nas empresas alemãs, as possibilidades da utilização de IA, e os constragimentos à sua aplicação. As evidências analisadas apresentam uma necessidade crescente para as empresas investirem na sua função de SRM. Além disso, a IA pode ser aplicada em actividades de MRE ao longo do ciclo de vida do fornecedor. Sistemas especializados com um algoritmo de Machine Learning na classificação, identificação de fornecedores, e análise de custos, foram identificados como casos de maior probabilidade de incorporação empresarial. Os especialistas apontaram a mudança de foco estratégico e a ausência de prioridades bem definidas como os principais impedimentos à aplicação desta tecnologia. Além disso, falta às empresas a base digital e compreensão dos dados necessária à sua implementação. Em última análise, a tese apresentou as implicações teórico-práticas do estudo, limitações, contribuições e áreas para investigação futura.
Description
Keywords
Digital transformation Procurement Supplier relationship management Dynamic capabilities Competitive advantage Transformação digital Gestão de relações com fornecedores Capacidades dinâmicas Vantagem competitiva
