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Dress with less : consumers’ engagement in Slow Fashion

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorOliveira, Pedro
dc.contributor.authorRodrigues, Catarina do Deserto Dias
dc.date.accessioned2020-11-06T11:23:33Z
dc.date.available2020-11-06T11:23:33Z
dc.date.issued2020-07-03
dc.date.submitted2020
dc.description.abstractThe Fast Fashion phenomenon has become one of the biggest threats to the environment in current times, consuming abnormal amounts of water and energy, as well as producing tons of greenhouse gases and waste. Slow Fashion has then emerged as the responsible alternative to consumers who started to demand change and raising awareness to Fast Fashion’s harmful impact. This paper studies the online community behind Slow Fashion, looking at its behaviors and attitudes, as well as the main advantages, challenges and complaints consumers have when adopting this lifestyle. Netnography has been chosen to conduct this research, as it is the fittest method. Results show there is high willingness to change habits among consumers and they are starting to adopt strategies to reduce their environmental footprint. As to maintain a positive brand image, companies should focus on tailoring their operational strategies so that they enable might eco-friendly material sourcing and mitigate landfilling and unsold product incineration, therefore appeasing the increasingly demanding consumers. The desired movement requires, however, a structural change in today’s society and Social Marketing and governments are the cornerstones to achieve this circular economy.pt_PT
dc.description.abstractO fenómeno da Fast Fashion tornou-se, atualmente, uma das maiores ameaças ao ambiente, consumindo quantidades anormais de água e energia e produzindo toneladas de resíduos tóxicos e de gases com efeito de estufa. A Slow Fashion surgiu, desde então, como a alternativa responsável aos consumidores que, sensibilizados pelo efeito nocivo da Fast Fashion, começaram a exigir mudanças. O documento aqui apresentado, estuda a comunidade online por detrás da Slow Fashion, analisando os seus comportamentos e atitudes, bem como as principais vantagens, desafios e queixas que os consumidores têm quando adotam este estilo de vida. A Netnografia foi a metodologia usada na investigação, por a considerarmos a mais adequada neste tipo de trabalho. Os resultados mostram que existe uma grande vontade de mudança de hábitos por parte dos consumidores, os quais começam a adotar estratégias para reduzir a sua pegada ambiental. No sentido de manter uma imagem de marca positiva, as empresas devem concentrar-se na adaptação das suas estratégias operacionais, de modo a potenciar a obtenção de materiais ecológicos e a mitigar a deposição em aterro e a incineração de produtos não vendidos, apaziguando assim os consumidores cada vez mais exigentes. O movimento desejado exige, no entanto, uma mudança estrutural na sociedade atual, onde o Marketing Social e os governos terão papeis essenciais no atingimento desta economia circular.pt_PT
dc.identifier.tid202518019pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/31293
dc.language.isoengpt_PT
dc.subjectSlow Fashionpt_PT
dc.subjectEnvironmentpt_PT
dc.subjectAdoptionpt_PT
dc.subjectPerceptionspt_PT
dc.subjectBehaviorspt_PT
dc.subjectNetnographypt_PT
dc.subjectAmbientept_PT
dc.subjectAdoçãopt_PT
dc.subjectPerceçõespt_PT
dc.subjectComportamentospt_PT
dc.subjectNetnografiapt_PT
dc.titleDress with less : consumers’ engagement in Slow Fashionpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Gestão e Administração de Empresaspt_PT

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152118367_Catarina Rodrigues_DPDFA.pdf
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