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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
The recent global attention to the importance of mental health has created a growing demand
for effective and accessible treatments. Innovation and technology have advanced to meet this
demand, consequently disrupting the healthcare sector. Virtual Reality (VR), a technology
that integrates users with an immersive computer-generated space, has been developed as a
sophisticated treatment tool for various mental health disorders, such as anxiety, depression,
and dementia. Start-ups noticed this opportunity and quickly adapted the technology from the
experimental stages to a marketable product. The objective of this study was to analyze the
impact of the emerging market for VR mental health treatment on the healthcare sector in
Europe, and to explore the potential future impact and evolution.
This study was conducted via qualitative research consisting of two approaches: desk research
and semi-structured interviews (SSIs) with founders and employees of Europe’s leading start ups in this market. This investigation combined a sector analysis and interviews to create
three case vignettes. This case-based research approach was developed to incorporate the
sector’s context, general and theoretical concepts, and the reality experienced by current
market players.
The hardware segment of the VR market is dominated by the world’s leading technology
companies, such as Google, Facebook and Sony, while the software segment is composed of
highly competitive starts-ups. Specifically in the VR mental healthcare sector in Europe, the
B2B market and delivery of SaaS is controlled by start-ups. In conclusion, while the market is
still in early stages of development, it already demonstrates high growth potential.
Os crescentes problemas de saúde mental estão a criar uma procura crescente por tratamentos que sejam acessíveis e eficazes. Aiovação e tecnologia têm sido mobilizadas para atender a esta procura. A realidade virtual, uma tecnologia que coloca os utentes num espaço imersivo gerado por um computador, parece ser uma ferramenta sofisticada no tratamento de alguns distúrbios mentais, como a ânsiedade, depressão e alguns sintomas de demência. As start-ups identificaram essa oportunidade no mercado e rapidamente adaptaram esta tecnologia a produtos comerciais. O objetivo deste estudo é analisar o impacto do mercado emergente da RV na saúde mental, no sector da saúde na Europa e avaliar o seu potencial impacto futuro e evolução. Este estudo foi conduzido através de uma investigação de base qualitativa (com recurso a desk research e entrevistas semiestruturadas com fundadores e funcionários de start-ups lideres no mercado). Esta investigação, resultou na criação de três casos-exemplo o que perimte incorporar: o contexto de setor, os conceitos gerais e teóricos bem como a realidade vivida pelosatores neste mercado. O segmento do hardware do mercado da RV é dominado pelas maiores empresas tecnológicas, como Google, Facebook e Sony, enquanto o segmento do software é constituído por start-ups altamente competitivas e especializadas. O mercado da RV para saúde mental na Europa, é um mercado B2B que fornece SaaS e está controlado por start-ups. Em conclusão, apesar deste mercado estar ainda nas fases iniciais do seu desenvolvimento, demonstrou já ter grandes possibilidades de crescer.
Os crescentes problemas de saúde mental estão a criar uma procura crescente por tratamentos que sejam acessíveis e eficazes. Aiovação e tecnologia têm sido mobilizadas para atender a esta procura. A realidade virtual, uma tecnologia que coloca os utentes num espaço imersivo gerado por um computador, parece ser uma ferramenta sofisticada no tratamento de alguns distúrbios mentais, como a ânsiedade, depressão e alguns sintomas de demência. As start-ups identificaram essa oportunidade no mercado e rapidamente adaptaram esta tecnologia a produtos comerciais. O objetivo deste estudo é analisar o impacto do mercado emergente da RV na saúde mental, no sector da saúde na Europa e avaliar o seu potencial impacto futuro e evolução. Este estudo foi conduzido através de uma investigação de base qualitativa (com recurso a desk research e entrevistas semiestruturadas com fundadores e funcionários de start-ups lideres no mercado). Esta investigação, resultou na criação de três casos-exemplo o que perimte incorporar: o contexto de setor, os conceitos gerais e teóricos bem como a realidade vivida pelosatores neste mercado. O segmento do hardware do mercado da RV é dominado pelas maiores empresas tecnológicas, como Google, Facebook e Sony, enquanto o segmento do software é constituído por start-ups altamente competitivas e especializadas. O mercado da RV para saúde mental na Europa, é um mercado B2B que fornece SaaS e está controlado por start-ups. Em conclusão, apesar deste mercado estar ainda nas fases iniciais do seu desenvolvimento, demonstrou já ter grandes possibilidades de crescer.
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Keywords
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