Repository logo
 
Publication

O ensino primário em Lisboa durante a monarquia constitucional: contributos para o seu estudo

dc.contributor.authorRuas, Telma de Mattos
dc.date.accessioned2021-04-28T10:37:52Z
dc.date.available2021-04-28T10:37:52Z
dc.date.issued2021-01
dc.description.abstractNo ano em que se assinalam os 200 anos da Revolução Liberal revisitamos um dos temas que mais estimulou o debate parlamentar e a discussão político-social na sociedade portuguesa oitocentista: a instrução pública. Passados dois séculos, a instrução e a educação continuam a ser temas que merecem investigação e análise. Estão no centro da disputa política, provocam debate social e constituem motivo para avaliações de diversa ordem. A adoção dos princípios políticos liberais defensores da descentralização política e administrativa do Estado ao longo do século XIX refletiu-se na reforma educativa ou a opção pelo centralismo foi a solução para a restruturação do sistema de ensino? A oscilação ideológica do debate político em torno das competências administrativas foi constante e assumiu um papel relevante na concretização do principal propósito político-social oitocentista: dotar o indivíduo de conhecimentos elementares que lhe permitissem o exercício da cidadania. Estamos perante um desígnio fundamental que suscitou a colaboração de toda a sociedade, de todas as instituições. Neste contexto, como atuou a Câmara de Lisboa na promoção da educação popular? Fundamentalmente através da instituição, organização e supervisão de estabelecimentos de instrução pública, procurando contribuir na sua área de influência política e administrativa para o desenvolvimento da cidadania.pt_PT
dc.description.abstractIn the year that marks the 200th anniversary of the Liberal Revolution, we revisit one of the most debated topics in Parliament and in Portuguese society in the 19th century: state education. Two centuries later, education and schooling are still interesting topics in terms of research and analysis. They are at the core of political debate, lead to social discussion and provide a topic for several economic and financial analyses. The adoption of liberal political principles that defend the political and administrative decentralization of the State throughout the 19th century was reflected in the educational reform, or was the option for centralism the solution for the restructuring of the education system? The ideological oscillation of the political debate around administrative competences was constant and assumed an important role in the realization of the main political-social purpose of the 19th century: to provide the individual with elementary knowledge that would allow him to exercise citizenship. We are faced with a fundamental plan that brought about the collaboration of the whole society, of all institutions. In this context, how did the Lisbon Town Council promote people’s education? Mainly through founding, organizing and supervising state schools which would respond to the country’s development and the enhancement of citizenship.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.issn2183-3176
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/32791
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectInstruçãopt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectReforma administrativapt_PT
dc.subjectAdministração escolarpt_PT
dc.subjectCâmara Municipal de Lisboapt_PT
dc.subjectSchoolingpt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectSchool organizationpt_PT
dc.subjectAdministrative reformpt_PT
dc.subjectLisbon Town Councilpt_PT
dc.titleO ensino primário em Lisboa durante a monarquia constitucional: contributos para o seu estudopt_PT
dc.title.alternativePrimary education in Lisbon during the constitutional monarchy: some contributions for its studypt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage80pt_PT
oaire.citation.issue15pt_PT
oaire.citation.startPage63pt_PT
oaire.citation.titleCadernos do Arquivo Municipalpt_PT
oaire.citation.volume2pt_PT
person.familyNameRuas
person.givenNameTelma
person.identifier.ciencia-idB011-D3C9-70FF
person.identifier.orcid0000-0002-1546-5949
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication8b59a187-c7d0-4d13-a949-cd0746381d5a
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery8b59a187-c7d0-4d13-a949-cd0746381d5a

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
06_ensino.pdf
Size:
368.84 KB
Format:
Adobe Portable Document Format