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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
I set out to explore if market-wide investor sentiment, as defined by (Baker & Wurgler,
2006) can be used as a partial explanation for green sentiment. Recent literature concludes that
investors have a preference for greener investments when there is heightened attention to
climate change topics, and that this has been one of the main drivers of the outperformance of
greener stocks in recent years. I find that green sentiment, as proxied through Google search
volume and media intensity, has a significant and positive correlation with investor sentiment.
I also find that when controlled for investor sentiment, the contribution of green sentiment
towards the outperformance of greener stocks is reduced. This means that market-wide
sentiment serves as a partial explanation to green sentiment and the outperformance of greener
stocks. However, it does not completely exclude the existence of the former.
O meu objetivo é explorar se o sentimento de investidor, tal como definido por (Baker & Wurgler, 2006), pode ser utilizado como uma explicação parcial para o conceito de sentimento verde. Literatura recente conclui que os investidores têm preferência por investimentos mais ecológicos quando há uma maior atenção a temas relativos a alterações climáticas, e que este tem sido um dos principais fatores do superior desempenho das ações consideradas mais ecológicas nos últimos anos. Verifico que o sentimento verde, quantificado através do volume de pesquisa do Google e da intensidade dos media, tem uma correlação significativa e positiva com o sentimento de investidor. Também concluo que, quando se controla pelo sentimento de investidor, a contribuição do sentimento verde para o desempenho superior das ações de empresas mais ecológicas é significativamente reduzida. Isto significa que o sentimento de mercado serve de explicação parcial para o sentimento verde e para o desempenho superior das ações mais ecológicas. No entanto, não exclui completamente a existência do último.
O meu objetivo é explorar se o sentimento de investidor, tal como definido por (Baker & Wurgler, 2006), pode ser utilizado como uma explicação parcial para o conceito de sentimento verde. Literatura recente conclui que os investidores têm preferência por investimentos mais ecológicos quando há uma maior atenção a temas relativos a alterações climáticas, e que este tem sido um dos principais fatores do superior desempenho das ações consideradas mais ecológicas nos últimos anos. Verifico que o sentimento verde, quantificado através do volume de pesquisa do Google e da intensidade dos media, tem uma correlação significativa e positiva com o sentimento de investidor. Também concluo que, quando se controla pelo sentimento de investidor, a contribuição do sentimento verde para o desempenho superior das ações de empresas mais ecológicas é significativamente reduzida. Isto significa que o sentimento de mercado serve de explicação parcial para o sentimento verde e para o desempenho superior das ações mais ecológicas. No entanto, não exclui completamente a existência do último.
Description
Keywords
Investor sentiment Green sentiment Sustainable investing Climate change Global warming Sentimento de investidor Sentimento verde Investimentos sustentáveis Mudanças climáticas Aquecimento global
