Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
4.4 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Advancements in digital technologies continuously prompt changes to both academic and
business ecosystems. And by bringing opportunities for sustainable and economically feasible
developments in parallel, the organizing capabilities of such technology have received an
increasing amount of interest. Building on this momentum, this dissertation sought to
investigate the viability of a business opportunity underlying the idea of virtual reality
participation at events such as conferences. For the purpose of this research, data were collected
through two online surveys. These surveys targeted those who would ultimately provide the
participation option (event-organizers) and those who would drive its demand (eventparticipants).
The results, through an expressed measure of interest among the respective
samples of 31.6% and 51.5% accompanied by a fair demand and willingness to supply the
option, seem to encourage the pursuit of an underlying business opportunity. The analysis
further directs future effort by making distinctions in demographics and attitudes in terms of
interest and finds thereof that the concept appears to show at least as, or even more, prominence
amidst short educational programs. It also shows that the concept can be extended to serve other
purposes, for instance, business meetings. Additionally, a business model configuration that
could potentially exploit the opportunity is explored, and the model suggested by this work is
presented as an intermediate platform. However, more research of which is required prior to
the development of a defined business plan.
Os avanços nas tecnologias digitais provocam alterações contínuas nos ecossistemas académicos e empresariais. Paralelamente, ao trazerem oportunidades de desenvolvimentos sustentáveis e economicamente viáveis, as capacidades de organização dessas tecnologias têm recebido um interesse crescente. Com base nesta dinâmica, esta dissertação procurou investigar a viabilidade de uma oportunidade de negócio subjacente à ideia de utilização da realidade virtual em eventos como conferências. Para efeitos desta investigação, os dados foram recolhidos através de dois inquéritos online. Estes inquéritos foram simultaneamente direcionados a indivíduos que proporcionariam a opção de participação (organizadores de eventos) e àqueles que impulsionariam a sua procura (participantes em eventos). Os resultados, obtidos através de uma medida de expressão de interesse entre as respetivas amostras de 31,6% e 51,5%, acompanhada por uma procura razoável e da disponibilidade para fornecer a opção, parecem incentivar a procura de uma oportunidade de negócio subjacente. A análise visa ainda um esforço futuro, fazendo distinções demográficas e de atitudes, em termos de interesse, e conclui que o conceito parece mostrar, tanta ou mais proeminência, no meio de programas educacionais curtos. Mostra também que o conceito pode ser alargado para servir outros propósitos, nomeadamente reuniões de negócios. Além disso, é explorada uma configuração do modelo de negócio que poderia potencialmente explorar esta oportunidade, sendo o modelo sugerido por este trabalho apresentado como uma plataforma intermediária. No entanto, é necessária uma investigação mais detalhada antes do desenvolvimento de um plano de negócios definido.
Os avanços nas tecnologias digitais provocam alterações contínuas nos ecossistemas académicos e empresariais. Paralelamente, ao trazerem oportunidades de desenvolvimentos sustentáveis e economicamente viáveis, as capacidades de organização dessas tecnologias têm recebido um interesse crescente. Com base nesta dinâmica, esta dissertação procurou investigar a viabilidade de uma oportunidade de negócio subjacente à ideia de utilização da realidade virtual em eventos como conferências. Para efeitos desta investigação, os dados foram recolhidos através de dois inquéritos online. Estes inquéritos foram simultaneamente direcionados a indivíduos que proporcionariam a opção de participação (organizadores de eventos) e àqueles que impulsionariam a sua procura (participantes em eventos). Os resultados, obtidos através de uma medida de expressão de interesse entre as respetivas amostras de 31,6% e 51,5%, acompanhada por uma procura razoável e da disponibilidade para fornecer a opção, parecem incentivar a procura de uma oportunidade de negócio subjacente. A análise visa ainda um esforço futuro, fazendo distinções demográficas e de atitudes, em termos de interesse, e conclui que o conceito parece mostrar, tanta ou mais proeminência, no meio de programas educacionais curtos. Mostra também que o conceito pode ser alargado para servir outros propósitos, nomeadamente reuniões de negócios. Além disso, é explorada uma configuração do modelo de negócio que poderia potencialmente explorar esta oportunidade, sendo o modelo sugerido por este trabalho apresentado como uma plataforma intermediária. No entanto, é necessária uma investigação mais detalhada antes do desenvolvimento de um plano de negócios definido.
Description
Keywords
VR Conferencing Virtual reality conferencing Virtual conferencing Business opportunities Digital business models Business models Conferência VR Conferência de realidade virtual Conferência virtual Oportunidades de negócio Modelos digitais de negócio Modelos de negócio