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Desenvolvimento de bebidas solúveis para melhoria da saúde do consumidor

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O presente relatório centra-se na descrição das atividades realizadas durante o estágio no âmbito do Mestrado Biotecnologia e Inovação, que decorreu em ambiente empresarial na área de inovação alimentar na Novadelta e na Diverge – Centro de Inovação do Grupo Nabeiro, cujo âmbito se insere no “Desenvolvimento de bebidas solúveis com impacto na saúde”, um produto inovador para o mercado português. Ao longo do estágio foram desenvolvidos 11 projetos para as mais diferentes marcas do Grupo Nabeiro, nomeadamente: Delta Cafés, Delta Q e Mais Marcas. O trabalho que foi desenvolvido incluiu os projetos: Otimização de embalagem de café grão quilo, descafeinado moído e café torrefacto, com o objetivo de diminuir o desperdício de embalagem; Projeto Café Amigo do Coração, com o objetivo de desenhar um blend que contribui para o sistema cardíaco; Nutri-score, em que houve uma adaptação dos produtos da Novadelta, Gestão Informação de Produto, onde atualizámos a informação de produto; Projeto Ruby, com objetivo de otimizar a gama e a tornar sustentável; Delta Q – Qids com o desenvolvimento de 2 produtos dirigidos a crianças; Delta Q – Aromas, com 111 protótipos de formulação com diferentes aromas; Medição de Grau Brix de Delta Q (projeto analítico); Delta Q – Sweet, com o objetivo de formular um blend com doçura sem açúcar; Delta Mind Lab (Programa de Inovação Interno do Grupo Nabeiro) e Health Concerns desenvolvimento de formulações que possam ter um contributo positivo para a melhoria da saúde do consumidor. Atualmente a área de desenvolvimento de produto funciona como motor de evolução das empresas do ramo alimentar. As constantes mudanças de hábitos alimentares e aumento da preocupação com um estilo de vida mais saudável são tendências que influenciam a aquisição de produto final por parte do consumidor. Desta forma, foi efetuado um estudo de mercado através de um inquérito online, com um total de 71 participantes, com idades compreendidas entre 18 e 65 anos, como forma de avaliar o interesse do público em produtos solúveis funcionais. Assim, para compreender o possível interesse do consumidor no produto, dividimos o questionário em 2 partes. A primeira parte, após o pedido de consentimento da recolha de dados, continha questões sobre o padrão de consumo de suplementos para a saúde e a segunda parte sobre os dados sociodemográficos. Na análise dos dados foi realizada uma análise descritiva, através de análise de frequências. A análise dos dados demonstrou que 86,6% do público mostrou-se bastante recetivo ao consumo deste tipo de bebida, sendo a funcionalidade imunitária a mais selecionada com 71,6%. Os projetos desenvolvidos permitiram à empresa apresentar uma maior otimização de processos e competitividade de mercado.
This report focuses on the description of the activities carried out during the internship within the scope of the Master's Degree in Biotechnology and Innovation, which took place in a business environment in the area of food innovation at Diverge – Grupo Nabeiro Innovation Center, whose realm falls within the “Development of soluble beverages with an impact on health”, an innovative product for the Portuguese market. Throughout the internship, 11 projects were developed for the most different brands of the Nabeiro Group namely: Delta Cafés, Delta Q and “Mais Marcas”. The work that was developed included the projects: Optimization of packaging for kilo bean coffee, ground decaffeinated coffee and roasted coffee with the aim of reducing packaging waste; Café Amigo do Coração, Project with the aim of designing a blend that contributes to the cardiac system; Nutriscore, in which there was an adaptation of Novadelta products; Product Information Management, where we updated product information; Ruby Project, with the aim of updating the range and become sustainable; Delta Q – Qids, with the development of 2 products aimed at children; Delta Q – Flavors, with a formulation of 111 prototypes with different aromas; Delta Q Brix Degree Measurement (analytical project), Delta Q – Sweet, with the aim of formulating a blend with sweetness without sugar; Delta Mind Lab (Nabeiro Group's Internal Innovation Program) and Health Concerns, development of formulations that can have a positive contribution to consumer´s health. Currently, the product development area functions as a driving force for the evolution of food companies. The constant changes in eating habits and increased concern about a healthier lifestyle are trends that influence the consumer when purchasing products. In this way, a market study was carried out, through an online survey with a total of 71 participants, aged between 18 and 65 years old, as a way of assessing the public's interest in soluble functional products. Therefore, to understand the possible consumer interest in the product, we divided the questionnaire into 2 parts. The first part, after the request for consent to data collection, contained questions about the consumption pattern of health supplements and the second part about sociodemographic data. In data analysis, a descriptive analysis was carried out, through frequency examination. Data analysis demonstrated that 86,6% of the public was very receptive to consuming this type of drink, with immune functionality being the most selected with 71,6%. The projects developed allowed the company to present greater process optimization and market competitiveness.

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Keywords

Bebidas funcionais Café Inovação Métodos qualitativos Desenvolvimento de produto Functional drinks Coffee Innovation Qualitative methods Product development

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