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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
The world of labour is changing and startup ecosystems are growing. More and more companies
are building new and innovative businesses thereby following new methods of product
development. The digital era has risen and offers more and more opportunities for business
development and value creation. This dissertation aims to display the business opportunity for
a digital platform that is being developed by a startup operating in the field of publishing. The
core product is the "Startup Guide" book, which provide an overview of the startup scene for
each city in which it is published. Focusing on the three parts of value creation, target customers
and competition, this dissertation will provide insights in each of the fields in order to identify
the business opportunity for the digital platform, where to get together each stakeholder in startups
ecosystem (entrepreneurs, investors and service providers). The findings for the question
of value are based on interviews and user testing, that made an essential part of the approach of
product development. In order to identify the target customers, an internal customer analysis
was made and supported by a SWOT and a PEST analysis. The competition was assessed
according to the main principles that websites and platform should follow and therefore, four
of Startup Guide's current main competitors were chosen and evaluated by a group of target
users. The results have shown, that two of the competitors have a well-developed product that
is similar to the Startup Guide Platform, however taking this into account, Startup Guide has
great potential to improve and outperform its competition.
O mundo do trabalho está a mudar e os ecossistemas de startups a crescer. Cada vez mais as empresas estão a construir negócios novos e inovadores seguindo novas metodologias de desenvolvimento de produto. A era digital chegou e existem agora mais oportunidades para desenvolvimento de negócios e criação de valor. Esta dissertação tem como objetivo mostrar a oportunidade de negócio de uma plataforma digital, que se encontra a ser desenvolvida por uma startup que opera no mercado editorial. O produto principal desta startup é o livro “Startup Guide”, que oferece um resumo do ecossistema empreendedor de cada cidade na qual é publicado. Com um foco nos tópicos da criação de valor, clientes-alvo e competição, esta dissertação irá fornecer insights em cada área de forma a identificar as oportunidades de negócio para a plataforma digital onde se conectam cada um dos intervenientes no ecossistema das startups (empreendedores, investidores e prestadores de serviços). Os resultados para a questão do valor são baseados em entrevistas e testes de utilização, que foram uma parte essencial da abordagem de desenvolvimento do produto. De forma a identificar os clientes-alvo foi feita uma análise interna de clientes, suportada por uma análise SWOT e uma PEST. A competição foi avaliada de acordo com os princípios que os websites e plataformas devem seguir e por isso, quatro dos principais concorrentes atuais da Startup Guide foram escolhidos e avaliados por um grupo de utilizadores-alvo. Os resultados mostraram que dois dos concorrentes possuem um produto bem desenvolvido e que é semelhante à plataforma do Startup Guide. No entanto e tendo isto em consideração, o Startup Guide tem um grande potencial para melhorar e superar a sua competição.
O mundo do trabalho está a mudar e os ecossistemas de startups a crescer. Cada vez mais as empresas estão a construir negócios novos e inovadores seguindo novas metodologias de desenvolvimento de produto. A era digital chegou e existem agora mais oportunidades para desenvolvimento de negócios e criação de valor. Esta dissertação tem como objetivo mostrar a oportunidade de negócio de uma plataforma digital, que se encontra a ser desenvolvida por uma startup que opera no mercado editorial. O produto principal desta startup é o livro “Startup Guide”, que oferece um resumo do ecossistema empreendedor de cada cidade na qual é publicado. Com um foco nos tópicos da criação de valor, clientes-alvo e competição, esta dissertação irá fornecer insights em cada área de forma a identificar as oportunidades de negócio para a plataforma digital onde se conectam cada um dos intervenientes no ecossistema das startups (empreendedores, investidores e prestadores de serviços). Os resultados para a questão do valor são baseados em entrevistas e testes de utilização, que foram uma parte essencial da abordagem de desenvolvimento do produto. De forma a identificar os clientes-alvo foi feita uma análise interna de clientes, suportada por uma análise SWOT e uma PEST. A competição foi avaliada de acordo com os princípios que os websites e plataformas devem seguir e por isso, quatro dos principais concorrentes atuais da Startup Guide foram escolhidos e avaliados por um grupo de utilizadores-alvo. Os resultados mostraram que dois dos concorrentes possuem um produto bem desenvolvido e que é semelhante à plataforma do Startup Guide. No entanto e tendo isto em consideração, o Startup Guide tem um grande potencial para melhorar e superar a sua competição.
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Keywords
Business development Digital business Multisided platforms Customer centric product development Customer analysis Startup