Repository logo
 
Publication

A utilização de tecnologias touchscreen por crianças até aos 6 anos: breve olhar da psicologia do desenvolvimento

dc.contributor.authorCosta-Ramalho, Susana
dc.date.accessioned2022-05-20T09:58:56Z
dc.date.available2022-05-20T09:58:56Z
dc.date.issued2021-03
dc.description.abstractVivemos tempos globalmente dominados por moderna tecnologia, com profundo impacto na vida de cada um. O debate relativo ao seu impacto sobre o desenvolvimento infantil tem sido amplificado, particularmente por pais e educadores que receiam as ameaças que possam trazer à sua segurança e ao bem-estar físico e psicológico, assim como os prejuízos na dimensão relacional. Muito embora se observem mundialmente clivagens digitais, as tecnologias touchscreen misturam-se no nosso quotidiano de modo muito discreto e a grande maioria das crianças usa-as diariamente. Sob o pano de fundo da teoria ecológica de Bronfenbreener, procuramos olhar os resultados de estudos científicos nesta área, entendendo o desenvolvimento humano na interação da Pessoa com os seus contextos, dos quais fazem hoje parte – de modo inalienável – as tecnologias digitais. Ao invés duma perspetiva que entendemos como mais “cinzenta” – afirmando as nossas vidas como sendo globalmente controladas pelas tecnologias - situamos a escrita deste capítulo numa visão da criança como um sujeito em constante desenvolvimento, que se reestrutura e também recria o meio em que se encontra, caracterizando-se a interação entre o sujeito e o mundo pela reciprocidade e mútua interação. Pesando custos e benefícios, os investigadores da área, partilham – de modo geral – uma perspetiva: se formos capazes de proteger as crianças do pior que as tecnologias digitais podem fazer acontecer, ampliamos o seu acesso ao melhor e às vastas possibilidades que elas têm para oferecer. Sugere-se a adoção de uma visão menos tecnocêntrica em que, ao invés de considerar a tecnologia como uma característica definidora da vida das crianças do nosso tempo, pensemos sobre ela como uma das várias atividades em que as crianças se envolvem e que, tal como de todas as outras “partes” que preenchem o quotidiano e constroem o seu desenvolvimento, cabe aos pais/educadores escolher olhares e gestos atentos, responsáveis e sempre promotores de bem-estar.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn9789895471942
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/37668
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewednopt_PT
dc.publisherUniversidade Católica Portuguesapt_PT
dc.subjectTecnologias digitaispt_PT
dc.subjectTouchscreenpt_PT
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_PT
dc.subjectCriançaspt_PT
dc.subjectBem-estarpt_PT
dc.titleA utilização de tecnologias touchscreen por crianças até aos 6 anos: breve olhar da psicologia do desenvolvimentopt_PT
dc.title.alternativeThe use of touchscreen technologies by children up to 6 years old: a brief look from developmental psychologypt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage34pt_PT
oaire.citation.startPage12pt_PT
oaire.citation.titleDIGIKIDS: a utilização de tecnologias touchscreen por crianças até aos 6 anos de idadept_PT
oaire.citation.titleDIGIKIDS: The use of touchscreen technologies by children up to the age of 6pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
9789895471942.pdf
Size:
1.51 MB
Format:
Adobe Portable Document Format