Publication
O ensino superior em Portugal: uma abordagem holística
dc.contributor.author | Ribeiro, Marco Ferreira | |
dc.contributor.author | Ribeiro, Célia | |
dc.contributor.author | Pereira, Paulo | |
dc.date.accessioned | 2023-08-30T13:03:55Z | |
dc.date.available | 2023-08-30T13:03:55Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | O ensino superior, enquanto fator ativo de desenvolvimento humano, desempenha um papel vital no desenvolvimento da sociedade, sendo, atualmente, fruto de um conjunto sucessivo de reformas educacionais e de adaptação a novos contextos, realidades e exigências. O atual sistema de ensino superior português assume a forma binária, que, em conjunto com a dualidade ensino superior público e privado, contribuem para o atual estado de diferenciação e diversidade deste nível de ensino. Em Portugal, a garantia de qualidade é assegurada pela acreditação de programas, embora se comece a privilegiar o incentivo à adoção de sistemas internos de garantia e consciencialização da necessidade de qualidade, dada a autonomia organizacional que se verifica neste nível de ensino. | pt_PT |
dc.description.abstract | Higher education, as an active factor in human development, plays a vital role in the development of society and is currently the result of a successive set of educational reforms and adaptation to new contexts, realities and requirements. The current Portuguese higher education system takes the binary form, which, together with the dual public and private higher education, contribute to the current state of differentiation and diversity of this level of education. In Portugal, quality assurance is ensured by the accreditation of programs, although the emphasis is on encouraging the adoption of internal quality assurance systems and awareness of the need for quality, given the organizational autonomy found at this level of education. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.issn | 0874-2391 | |
dc.identifier.source-work-id | 0F11-D236-6972/3310111 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/42091 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.subject | Ensino superior | pt_PT |
dc.subject | Qualidade | pt_PT |
dc.subject | Autonomia e desenvolvimento económico | pt_PT |
dc.subject | Higher education | pt_PT |
dc.subject | Quality | pt_PT |
dc.subject | Autonomy and economic development | pt_PT |
dc.title | O ensino superior em Portugal: uma abordagem holística | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 82 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 2 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 64 | pt_PT |
oaire.citation.title | Psicologia, Educação e Cultura | pt_PT |
oaire.citation.volume | 23 | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |