Repository logo
 
Publication

A aprendizagem em Territórios Educativos de Intervenção Prioritária: a visão dos alunos

dc.contributor.authorAlves, José Matias
dc.contributor.authorPalmeirão, Cristina
dc.contributor.authorTrigo, Luísa Ribeiro
dc.contributor.authorCabral, Ilídia
dc.date.accessioned2015-04-15T15:51:14Z
dc.date.available2015-04-15T15:51:14Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractO que faz aprender mais os alunos com perfis de desempenho diferenciado? O que prejudica a sua aprendizagem? Que efeitos tem a variável género e estatuto socioeconómico no desempenho dos alunos? Estas foram as questões-chave de partida de um estudo exploratório realizado em vinte e um Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) na região Norte. Foi aplicado um questionário aberto constituído por sete questões de natureza sociodemográfi ca (ano de escolaridade, turma, idade, sexo, habilitações do pai e da mãe e pessoas com quem vive) e duas questões de investigação “abertas” que pretendiam que o aluno respondente elaborasse uma frase ou um pequeno texto com cerca de 100 palavras onde referisse (1) Na sala de aula as situações onde aprendo mais são; (2) Na sala de aula as situações onde aprendo menos são. Responderam 695 alunos do 5.º e do 7.º anos de escolaridade, durante o ano letivo 2012-2013. Os principais resultados revelam que há uma desigualdade de género no sucesso escolar (os rapazes têm piores desempenhos), que o capital social e cultural tem impacto expressivo no sucesso dos alunos, que os modos de ensinar dos professores têm uma vital importância na perceção de aprendizagem dos alunos, que os modos de estar na sala de aula tem um impacto expressivo nas difi culdades de aprendizagem e que as características e comportamentos dos alunos desempenham também um papel signifi cativo na (não) aprendizagem, sobretudo no caso dos alunos com perfi s de desempenho mais baixos.por
dc.description.abstractWhat makes students with different performance profiles learn more? What prevents them from learning? What effects do gender and socioeconomic variables have on students’ performance? These were the research questions of an exploratory study conducted in twenty-one Priority Intervention Educational Territories in the North of Portugal. An open questionnaire has been applied, consisting of seven questions relating to socio-demographic issues (school year, class, age, gender, father’s and mother’s qualifications, people they live with) and two open questions that asked the students to write a sentence or a short text of around 100 words according to the following instructions (1) The situations that make me learn the most in the classroom are; (2) The situations that make me learn the least in the classroom are. We were able to collect the answers from 695 students from the 5th and the 7th grades, during the school year of 2012-2013.The main results show that there are gender differences in school success (boys have worse outcomes), that the cultural and social capital have an expressive impact on students’ success, that teachers’ ways of teaching have a capital importance on students’ perception of learning, that the ways of being in the classroom have an expressive impact on learning difficulties and that students’ characteristics and behaviors play a significant role on (non) learning, mostly in the case of students with lower academic achievements.
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.identifier.citationMATIAS ALVES, José ...[et al.] - A aprendizagem em Territórios Educativos de Intervenção Prioritária: a visão dos alunos. Revista Portuguesa de Investigação Educacional. ISSN 1645-4006. Vol. 14 (2014), p. 173-208por
dc.identifier.doi10.34632/investigacaoeducacional.2014.3404
dc.identifier.issn1645-4006
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/17191
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Católica Editora
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectEstratégias de ensinopor
dc.subjectClima de sala de aulapor
dc.subjectEnvolvimento do alunopor
dc.subjectTerritórios educativos de intervenção prioritáriapor
dc.titleA aprendizagem em Territórios Educativos de Intervenção Prioritária: a visão dos alunospor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage208
oaire.citation.issue14
oaire.citation.startPage173
oaire.citation.titleRevista Portuguesa de Investigação Educacional
person.familyNameFerreira Matias Alves
person.familyNamePalmeirão
person.familyNameRibeiro
person.familyNamede Meireles Cabral da Rocha
person.givenNameJosé Joaquim
person.givenNameCristina
person.givenNameLuísa
person.givenNameMaria Ilídia
person.identifierAAY-5549-2021
person.identifier622242
person.identifier.ciencia-id1F1F-62AA-D000
person.identifier.ciencia-idA214-FC9E-CA94
person.identifier.ciencia-idE210-C9EB-ADDF
person.identifier.ciencia-id8619-4C1B-A918
person.identifier.orcid0000-0002-9490-9957
person.identifier.orcid0000-0002-1949-8641
person.identifier.orcid0000-0001-9056-7737
person.identifier.orcid0000-0003-2141-044X
person.identifier.ridD-9591-2015
person.identifier.scopus-author-id57200014814
person.identifier.scopus-author-id35605044400
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublicationf70d446f-3505-426a-98e1-6a2fd1fb680b
relation.isAuthorOfPublication3bfab96f-7882-4052-aacd-43ed1ce47d45
relation.isAuthorOfPublication308a4994-cb0f-4ee7-a3a6-40b741ab0227
relation.isAuthorOfPublication3b4225f3-0763-45c5-b68c-27daf72de98a
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery3b4225f3-0763-45c5-b68c-27daf72de98a

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
17191.pdf
Size:
394.63 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: