Repository logo
 
Publication

Audiências e cross-media: estudo de padrões de consumo de notícias em Portugal

dc.contributor.authorSilva, Marisa Torres da
dc.contributor.authorFigueiras, Rita
dc.contributor.authorBrites, Maria José
dc.contributor.authorAmaral, Inês
dc.contributor.authorMaropo, Lídia
dc.contributor.authorSantos, Sílvio Correia
dc.contributor.authorJerónimo, Pedro
dc.contributor.authorSanto, Paula Espírito
dc.contributor.authorPacheco, Liliana
dc.date.accessioned2021-04-28T07:46:58Z
dc.date.available2021-04-28T07:46:58Z
dc.date.issued2017-12
dc.description.abstractAs práticas digitais que decorrem da ubiquidade dos media e da sua utilização possibilitaram a combinação de múltiplas plataformas no consumo de notícias. Neste artigo, procurámos identificar repertórios mediáticos (padrões de uso dos media noticiosos) em Portugal, de modo a compreender como são construídas as preferências mediáticas das audiências e de que forma o consumo noticioso integra osseus hábitos quotidianos. Neste sentido, desenvolvemos uma análise a padrões de consumo demedianoticiosos a partir de uma abordagem mista de métodos qualitativos e quantitativos baseada na Metodologia Q (Davis & Michelle, 2011), a partir de uma amostra constituída por 36 participantes. A análise dos padrões de consumo de notícias permitiu identificar e analisar sete repertórios mediáticos em função do uso, relevância e utilidade atribuída pelos sujeitos aos media noticiosos. Os resultados revelam perfis híbridos de consumo mediático e uma tendência para consumos de notícias numa lógica móvel e multiplataforma, embora os media tradicionais continuem a desempenhar um papel determinante nos repertórios mediáticos em Portugal.pt_PT
dc.description.abstractThe digital practices that arise from the ubiquity of the media and their use enabled the combination of different platforms within news consumption, in a cross-media logic. In this article we sought to identify media repertoires (patterns of use of news media) in Portugal, in order to understand how do people make sense of their media preferences and how does news consumption integrate the daily habits of the audience. In this sense, we have developed an analysis of news media consumption patterns grounded on a mixed approach of qualitative and quantitative methods based on Q-Methodology (Davis & Michelle, 2011), using a sample of 36 participants. The analysis of news consumption patterns allowed the identification and analysis of seven media repertories according to the use, relevance and usefulness attributed by the subjects to the news media. The results show hybrid media consumption profiles and a tendency for the consumption of news in a mobile and multiplatform logic, although traditional media continue to play a determining role in the media repertoires in Portugal.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.20287/ec.n25.v1.a11pt_PT
dc.identifier.eid85040628887
dc.identifier.issn1646-4974
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/32782
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectAudiênciaspt_PT
dc.subjectConsumos noticiosospt_PT
dc.subjectCross-mediapt_PT
dc.subjectRepertórios mediáticospt_PT
dc.subjectMetodologia Qpt_PT
dc.subjectAudiencespt_PT
dc.subjectConsumption of newspt_PT
dc.subjectMedia repertoirespt_PT
dc.subjectCross-mediapt_PT
dc.subjectQ-methodologypt_PT
dc.titleAudiências e cross-media: estudo de padrões de consumo de notícias em Portugalpt_PT
dc.title.alternativeAudiences and cross-media: study of news consumption patterns in Portugalpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage199pt_PT
oaire.citation.startPage177pt_PT
oaire.citation.titleEstudos em Comunicacaopt_PT
oaire.citation.volume25pt_PT
person.familyNameTorres da Silva
person.familyNameFigueiras
person.familyNameBrites
person.familyNameAmaral
person.familyNameMarôpo
person.familyNameSantos
person.familyNameJerónimo
person.givenNameMarisa
person.givenNameRita
person.givenNameMaria José
person.givenNameInes
person.givenNameLidia
person.givenNameSílvio
person.givenNamePedro
person.identifier.ciencia-idE811-91FA-DC5E
person.identifier.ciencia-idD81D-2235-A3A6
person.identifier.ciencia-id0616-7E2E-4575
person.identifier.ciencia-idF915-37F1-0A8D
person.identifier.ciencia-id801F-2368-4801
person.identifier.ciencia-idE715-6830-FA09
person.identifier.ciencia-id8F1A-9B11-CD2F
person.identifier.orcid0000-0003-1136-4232
person.identifier.orcid0000-0001-8092-2264
person.identifier.orcid0000-0002-9840-9554
person.identifier.orcid0000-0003-4929-4866
person.identifier.orcid0000-0003-4687-7628
person.identifier.orcid0000-0002-6208-7311
person.identifier.orcid0000-0003-1900-5031
person.identifier.ridS-8557-2016
person.identifier.ridG-2611-2014
person.identifier.ridV-2115-2017
person.identifier.scopus-author-id56082820900
person.identifier.scopus-author-id37115544800
person.identifier.scopus-author-id49762649100
person.identifier.scopus-author-id57205545612
person.identifier.scopus-author-id56196180100
person.identifier.scopus-author-id56734095600
person.identifier.scopus-author-id54405991100
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationd530e727-3895-4742-868a-750d2a225f59
relation.isAuthorOfPublicationd00e7629-5319-4432-a760-f9edee9b4eec
relation.isAuthorOfPublicationebaffb30-99ae-48fd-80d9-ff6e35904ac2
relation.isAuthorOfPublicationab765d0f-1076-46f6-b6df-4887411384c6
relation.isAuthorOfPublication767f601c-9030-4639-90a5-67e5ddef41c2
relation.isAuthorOfPublication93d6d897-d0f5-4caf-be1b-206fb89c096b
relation.isAuthorOfPublication911873f0-6fa2-4a3b-932a-6282f8681c02
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery93d6d897-d0f5-4caf-be1b-206fb89c096b

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
287_564_4_PB.pdf
Size:
1.99 MB
Format:
Adobe Portable Document Format