Publication
Divulgação científica através de modelos e laboratórios escolares de paisagem na área da biotecnologia - Ecotecnologias para a Sociedade
dc.contributor.author | Calheiros, Cristina S. C. | |
dc.contributor.author | Monteiro, Cristina M. | |
dc.contributor.author | Moreira, Helena | |
dc.contributor.author | Ricardo, Amadeu | |
dc.contributor.author | Calafate, Luis | |
dc.contributor.author | Castro, Paula M. L. | |
dc.date.accessioned | 2016-12-05T15:11:15Z | |
dc.date.available | 2016-12-05T15:11:15Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.description.abstract | O papel da Universidade é plural e diverso, transcendente à geração e transmissão de conhecimento ao nível do ensino superior. Uma aproximação entre as Universidades e as Escolas e a comunidade em geral estimula a curiosidade e inquietude científica, o espírito crítico e o processo criativo quer de alunos quer do cidadão comum. Ao nível universitário, com o intuito de potenciar a divulgação do conhecimento e inovações científicas, existem vários canais ou meios de comunicação que podem ser explorados. Na área da biotecnologia a utilização do trabalho experimental, através de maquetes e modelos como forma de comunicar ciência, é muitas vezes tida em consideração em exposições, divulgação científica nas escolas e demonstração nas respetivas instituições. Os modelos têm um papel fulcral como ferramentas de trabalho e facilitadores do processo de criação científica, funcionando como representações da realidade e dando uma perceção conceptual a três dimensões. O desenvolvimento de modelos estabelece a mediação entre o real e o imaginário, potenciando a construção e evolução do conhecimento assim como a reconstrução de modelos mentais. Para além de por si só serem veículos de divulgação, como anteriormente referido, o próprio processo de construção e concepção de modelos em grupo facilita a colaboração entre estudantes, investigadores, professores e alunos. Modelos concretos são especialmente úteis na educação da ciência entre alunos mais jovens. Numa outra vertente, a possibilidade de se promover o ensino das ciências em contexto de laboratório escolar de paisagem complementa o conhecimento adquirido tendo um caracter de continuidade e melhoria da aprendizagem dos alunos para o desenvolvimento sustentável. Estes laboratórios propiciam a investigação escolar num ambiente multifacetado em contexto real, tirando partido da multifuncionalidade da paisagem. O presente trabalho pretende dar a conhecer dois projetos universitários em que a divulgação científica e o trabalho experimental na área da biotecnologia ambiental conjugam uma abordagem de ensino-aprendizagem das ciências. Estes projetos - leitos de plantas e telhados verdes (ecotecnologias) - através da sua interação sequencial com i) modelos deles mesmos à escala laboratorial, e ii) com uma visita a projetos-piloto, à escala real, estabelecidos e em funcionamento, no formato de laboratório escolar da paisagem, permitem que haja uma perceção multidisciplinar e holística destes sistemas com aplicação prática e funcional, enfatizando princípios de sustentabilidade. | pt_PT |
dc.identifier.citation | CALHEIROS, Cristina S. C.; MONTEIRO, Cristina M.; MOREIRA, Helena; RICARDO, Amadeu; CALAFATE, Luis; CASTRO, Paula Maria Lima - Divulgação científica através de modelos e laboratórios escolares de paisagem na área da biotecnologia - Ecotecnologias para a Sociedade. – In II Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências, Porto, Portugal, 8 Julho 2016. – In Resumos digitais das comunicações do II Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências. ISBN 978-989-746-089-0. Porto: Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. (2016) p.31-32 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-746-089-0 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/20981 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Modelos | pt_PT |
dc.subject | Laboratório escolar de paisagem | pt_PT |
dc.subject | Biotecnologia | pt_PT |
dc.subject | Leito de plantas | pt_PT |
dc.subject | Telhados verdes | pt_PT |
dc.title | Divulgação científica através de modelos e laboratórios escolares de paisagem na área da biotecnologia - Ecotecnologias para a Sociedade | pt_PT |
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