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Divulgação científica através de modelos e laboratórios escolares de paisagem na área da biotecnologia - Ecotecnologias para a Sociedade

dc.contributor.authorCalheiros, Cristina S. C.
dc.contributor.authorMonteiro, Cristina M.
dc.contributor.authorMoreira, Helena
dc.contributor.authorRicardo, Amadeu
dc.contributor.authorCalafate, Luis
dc.contributor.authorCastro, Paula M. L.
dc.date.accessioned2016-12-05T15:11:15Z
dc.date.available2016-12-05T15:11:15Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractO papel da Universidade é plural e diverso, transcendente à geração e transmissão de conhecimento ao nível do ensino superior. Uma aproximação entre as Universidades e as Escolas e a comunidade em geral estimula a curiosidade e inquietude científica, o espírito crítico e o processo criativo quer de alunos quer do cidadão comum. Ao nível universitário, com o intuito de potenciar a divulgação do conhecimento e inovações científicas, existem vários canais ou meios de comunicação que podem ser explorados. Na área da biotecnologia a utilização do trabalho experimental, através de maquetes e modelos como forma de comunicar ciência, é muitas vezes tida em consideração em exposições, divulgação científica nas escolas e demonstração nas respetivas instituições. Os modelos têm um papel fulcral como ferramentas de trabalho e facilitadores do processo de criação científica, funcionando como representações da realidade e dando uma perceção conceptual a três dimensões. O desenvolvimento de modelos estabelece a mediação entre o real e o imaginário, potenciando a construção e evolução do conhecimento assim como a reconstrução de modelos mentais. Para além de por si só serem veículos de divulgação, como anteriormente referido, o próprio processo de construção e concepção de modelos em grupo facilita a colaboração entre estudantes, investigadores, professores e alunos. Modelos concretos são especialmente úteis na educação da ciência entre alunos mais jovens. Numa outra vertente, a possibilidade de se promover o ensino das ciências em contexto de laboratório escolar de paisagem complementa o conhecimento adquirido tendo um caracter de continuidade e melhoria da aprendizagem dos alunos para o desenvolvimento sustentável. Estes laboratórios propiciam a investigação escolar num ambiente multifacetado em contexto real, tirando partido da multifuncionalidade da paisagem. O presente trabalho pretende dar a conhecer dois projetos universitários em que a divulgação científica e o trabalho experimental na área da biotecnologia ambiental conjugam uma abordagem de ensino-aprendizagem das ciências. Estes projetos - leitos de plantas e telhados verdes (ecotecnologias) - através da sua interação sequencial com i) modelos deles mesmos à escala laboratorial, e ii) com uma visita a projetos-piloto, à escala real, estabelecidos e em funcionamento, no formato de laboratório escolar da paisagem, permitem que haja uma perceção multidisciplinar e holística destes sistemas com aplicação prática e funcional, enfatizando princípios de sustentabilidade.pt_PT
dc.identifier.citationCALHEIROS, Cristina S. C.; MONTEIRO, Cristina M.; MOREIRA, Helena; RICARDO, Amadeu; CALAFATE, Luis; CASTRO, Paula Maria Lima - Divulgação científica através de modelos e laboratórios escolares de paisagem na área da biotecnologia - Ecotecnologias para a Sociedade. – In II Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências, Porto, Portugal, 8 Julho 2016. – In Resumos digitais das comunicações do II Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências. ISBN 978-989-746-089-0. Porto: Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. (2016) p.31-32pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-746-089-0
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/20981
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectModelospt_PT
dc.subjectLaboratório escolar de paisagempt_PT
dc.subjectBiotecnologiapt_PT
dc.subjectLeito de plantaspt_PT
dc.subjectTelhados verdespt_PT
dc.titleDivulgação científica através de modelos e laboratórios escolares de paisagem na área da biotecnologia - Ecotecnologias para a Sociedadept_PT
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dspace.entity.typePublication
person.familyNameCalheiros
person.familyNameCastro
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person.identifier2013444
person.identifier.ciencia-id5D10-BCF9-05F6
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person.identifier.orcid0000-0003-3159-3497
person.identifier.orcid0000-0001-8841-6606
person.identifier.ridA-1151-2011
person.identifier.ridM-8241-2013
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