Repository logo
 
Publication

Adoção de uma plataforma de e-learning nas instituições do ensino superior - modelo de processo

dc.contributor.authorCardoso, Eduardo Luís
dc.contributor.authorPimenta, Pedro
dc.contributor.authorPereira, Duarte Costa
dc.date.accessioned2015-11-14T15:23:29Z
dc.date.available2015-11-14T15:23:29Z
dc.date.issued2008
dc.description.abstractAs tecnologias de informação e comunicação (TIC), entendidas como tecnologias educativas, são defendidas como podendo suportar de forma mais efectiva a construção de conhecimento no ensino superior. Os ambientes de aprendizagem (AA) baseados em plataformas de e-learning (PeL) e integrando aproximações construtivistas aos processos de ensino e aprendizagem são considerados particularmente adequados para o ensino superior. A proposta de trabalho de investigação consistiu num estudo de caso visando aprofundar a compreensão do fenómeno da adopção de PeL no suporte a AA nas IES. Foi definido como objectivo o desenvolvimento de um modelo de compreensão deste processo de adopção de tecnologias e sistemas de informação no suporte à prática lectiva, ao nível da pré-graduação. O modelo desenvolvido valoriza as influências e interacções entre o contexto institucional e as fases do processo de adopção de tecnologia e contempla a influência deste processo na evolução do próprio contexto institucional.
dc.description.abstractLearning environments (LE), based in e-learning plataforms (eLP), have been presented with the potential to foster innovation and development in the teaching activitiy, at higher education institutions (HEI), supporting pedagogical contemporaneous approaches. In this context, constructivists learning environments, represent a general reference model for the design and development of learning environments in HEI. The research work was based in a case study. The data allowed a systematic and progressive refining of the research question and an analysis and interpretation process. A detailed model was proposed for the analysis and understanding of these processes of adoption and use of ICT in higher education, evidencing and caracterising its institutional context and the mutual influences between the innovation process and the context.
dc.identifier.citationCARDOSO, Eduardo Luís; PIMENTA, Pedro; PEREIRA,Duarte Costa - Adoção de uma plataforma de e-learning nas instituições do ensino superior - modelo de processo. Tékhne - Revista de Estudos Politécnicos. Issn 1645-991. Vol. VI n.º 9 (2008), p. 163-182pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/18615
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectAdpção de sistemas de informaçãopt_PT
dc.subjectPlataformas de e-learningpt_PT
dc.subjectInstituições de ensino superiorpt_PT
dc.subjectAmbientes de aprendizagempt_PT
dc.subjectTICpt_PT
dc.subjectInformation systems adoption
dc.subjectE-learning platforms
dc.subjectHigher education institutions
dc.subjectLearning environments
dc.subjectICT
dc.titleAdoção de uma plataforma de e-learning nas instituições do ensino superior - modelo de processopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
person.familyNameCardoso
person.givenNameEduardo
person.identifier.ciencia-id221B-59C3-C93B
person.identifier.orcid0000-0002-2808-4512
person.identifier.scopus-author-id55266240200
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication00931bf8-a051-48dd-bbbd-6a937d84ccfd
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery00931bf8-a051-48dd-bbbd-6a937d84ccfd

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
n9a09.pdf
Size:
287.67 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: