Repository logo
 
Publication

Receitas oitocentistas para a conservação de gravuras: "restauração de quadros e gravuras", de Manuel de Macedo

dc.contributor.authorCarvalho, Salomé de
dc.date.accessioned2021-06-27T16:13:20Z
dc.date.available2021-06-27T16:13:20Z
dc.date.issued2013-12
dc.description.abstractA análise da tratadística revela-se um esforço essencial para o aprofundamento científico da Conservação e Restauro, em particular no que concerne ao conhecimento das técnicas artísticas e técnicas específicas de "restauro". A obra "Restauração de quadros e gravuras", da autoria de Manuel de Macedo (conservador de museu em 1884), publicada em 1885 e muitas vezes mencionada em artigos científicos e trabalhos de investigação, nunca foi devidamente dissecada em todas as suas partes, nem divulgada como pensamos ser seu merecimento, pela valiosa informação que contém, bem como pelo teor descritivo das receitas e processos. É nossa intenção partilhar a informação contida neste documento, num esforço de divulgação da tratadística portuguesa do século XIX. Estruturámos a nossa análise em duas partes, uma primeira dedicada aos critérios e processos relativos à gravura, e uma segunda inteiramente dedicada à pintura a óleo sobre tela, madeira e cobre. Trataremos presentemente da primeira parte.pt_PT
dc.description.abstractThe analysis of treatises reveals a crucial effort to deepen the scientific knowledge in conservation and restoration, particularly with regard to knowledge of artistic techniques and specific techniques of "restoration". The book "Restoration of paintings and prints", written by Manuel de Macedo (a museum curator in 1884) and published in 1885 is a very important source of information. Although this book has often been cited in scientific articles and research works, it was never properly dissected in all its parts, by its own merits, and therefore is our intention to share the information it contains, in an effort to promote Portuguese treatises of the nineteenth century. We have structured our analysis into two parts, one devoted to criteria and procedures relating to prints, and a second devoted entirely to oil painting on canvas, wood and copper. In the current paper we analyse the first part.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.14568/cp2013002pt_PT
dc.identifier.eid84969913468
dc.identifier.issn1646-043X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/34011
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectTratadospt_PT
dc.subjectRestauropt_PT
dc.subjectGravuraspt_PT
dc.subjectSéculo XIXpt_PT
dc.subjectPortugalpt_PT
dc.subjectTreatisespt_PT
dc.subjectRestorationpt_PT
dc.subjectPrintspt_PT
dc.subjectNineteenth centurypt_PT
dc.titleReceitas oitocentistas para a conservação de gravuras: "restauração de quadros e gravuras", de Manuel de Macedopt_PT
dc.title.alternativeNineteenth century recipes for conservation of prints: "restauração de quadros e gravuras", by Manuel de Macedopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage43pt_PT
oaire.citation.issue18pt_PT
oaire.citation.startPage35pt_PT
oaire.citation.titleConservar Patrimóniopt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
2013002.pdf
Size:
104.72 KB
Format:
Adobe Portable Document Format