Repository logo
 
Publication

Relação entre pares e género: contributos da adaptação do Peer Relations Questionnaire junto de adolescentes portugueses

dc.contributor.authorDias, Paulo C.
dc.contributor.authorCadime, Irene
dc.contributor.authorCastillo, José A. García del
dc.date.accessioned2021-07-20T12:59:27Z
dc.date.available2021-07-20T12:59:27Z
dc.date.issued2015-05-01
dc.description.abstractA compreensão das diferenças de género nos comportamentos ajustados ou pró-sociais e nas relações de violência entre os pares, seja na perspetiva do perpetrador ou da vítima, é essencial para a educação. Com o conhecimento destes fenómenos podemos reconhecer sinais e comportamentos, mas também ajustar a intervenção psicoeducativa, de forma a promover o desenvolvimento integral de todos os alunos. Por conseguinte, este trabalho centra-se em dois objectivos: avaliar as propriedades psicométricas do Peer Relations Questionnaire na população Portuguesa e, partindo dos resultados obtidos no mesmo, explorar as relações entre pares em função do género. Para isso, foram realizados dois estudos junto de duas amostras, com 304 e 712 adolescentes, com idades compreendidas entre os 11 e os 16 anos. Os resultados forneceram evidência de validade e fidelidade para o instrumento. Resultados de estudos diferenciais e de associação apontaram ainda diferenças significativas na relação entre pares em função do género, com os rapazes a apresentarem maior nível de violência em relação aos pares, mas também a relatarem ser mais vítimas dessa violência, comparativamente com as raparigas. Inversamente, as raparigas parecem exibir maiores níveis de comportamento pró-social. Encontrou-se ainda uma relação negativa entre violência e idade, assim como com a escolaridade do pai. Estes resultados são discutidos neste artigo à luz da literatura existente, apresentando-se também as suas implicações para a investigação e intervençãopt_PT
dc.description.abstractUnderstanding the differences in peers’ relationships between genders, whether these relationships are characterized by the existence of prosocial behavior or violence towards others, are essential for education. Only with the appropriate knowledge of this reality we can recognize signs and behaviors but also adjust the psycho-educational intervention to promote the integral development of all students. Therefore, this paper is focused on two goals: to evaluate the psychometric properties of the Peer Relations Questionnaire in the Portuguese population and, using the results obtained in it, to explore the existence of differences in the relationships between peers by gender. Two studies have been conducted using two samples, composed of 304 and 712 adolescents aged between 11 and 16 years old. The results provided evidence for the instrument validity and reliability. Results from the differences and association tests, also allowed us to find significant differences in peer relationship by gender, with boys being more violent to peers but also being more victims that type of violence, and girls demonstrating more prosocial behavior. A negative relationship between violent behavior and age was also found, as well as between violent behavior of the adolescents and the father’s academic qualifications. These results are discussed based on the literature, and implications for research and intervention are presented.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.35362/rie680209
dc.identifier.issn1022-6508
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/34207
dc.identifier.wos000370619300009
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectRelação entre parespt_PT
dc.subjectAdolescênciapt_PT
dc.subjectAdaptaçãopt_PT
dc.subjectGéneropt_PT
dc.subjectPeer relationshipspt_PT
dc.subjectAdolescencept_PT
dc.subjectAdaptationpt_PT
dc.subjectAenderpt_PT
dc.titleRelação entre pares e género: contributos da adaptação do Peer Relations Questionnaire junto de adolescentes portuguesespt_PT
dc.title.alternativePeer relations and gender: contributes of the adaptation of Peer Relations Questionnaire to Portuguese adolescentspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage168pt_PT
oaire.citation.startPage151pt_PT
oaire.citation.titleRevista Ibero-Americana de Educaçãopt_PT
oaire.citation.volume68pt_PT
person.familyNameDias
person.givenNamePaulo
person.identifier.ciencia-id6416-9E48-91C7
person.identifier.orcid0000-0001-6876-3723
person.identifier.scopus-author-id55215392100
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication5f588501-27a1-4864-badf-5d41060fb3d3
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery5f588501-27a1-4864-badf-5d41060fb3d3

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
28012566.pdf
Size:
440.06 KB
Format:
Adobe Portable Document Format