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Abstract(s)
This thesis examines whether Tesla possesses sustainable competitive advantages in the mass production of electric vehicles over its German competitors. Thus, it seeks to decrease the two identified research gaps of Tesla’s production strategy and of Tesla’s competitive comparison to the German automotive industry which is substantially ramping up production of electric vehicles itself. To examine this coherence, the most appropriate method of analysis is found to be the examination according to Barneys VRIO framework which defines the four criteria of value, rarity, inimitability and organization for a competitive advantage to be classified as sustainable. The data to perform this analysis was collected using a survey with 71 respondents and 10 semi-structured interviews with both groups being composed of Tesla employees and employees of the most relevant German competitors BMW, Mercedes-Benz and Volkswagen. The survey found a total of seven relevant competitive advantages, Tesla possesses towards the mass production of electric vehicles over its German competitors. These competitive advantages are then quantitatively assessed by the survey results on the VRIO framework and qualitatively assessed through the information provided by the expert interviews. This combination of analytical methods not only leads to the classification of five competitive advantages as temporary but also to the classification of two as sustainable competitive advantages: Firstly, Tesla’s speed & agility which refers to the company’s high operating & decision-making speed as well as fast construction & commission of new factories. Secondly, Tesla’s vertical backward integration of component manufacturing and future in-house battery cell production.
Esta tese examina se Tesla possui vantagens competitivas sustentáveis na produção em massa de veículos eléctricos em relação aos seus concorrentes alemães. Assim, procura diminuir as duas lacunas de investigação identificadas da estratégia de produção da Tesla e da comparação competitiva da Tesla com a indústria automóvel alemã, que está a aumentar substancialmente a produção de veículos eléctricos em si. Para examinar esta coerência, o método de análise mais apropriado é o exame segundo o quadro Barneys VRIO, que define os quatro critérios de valor, raridade, inimitabilidade e organização para que uma vantagem competitiva seja classificada como sustentável. Os dados para realizar esta análise foram recolhidos utilizando um inquérito com 71 inquiridos e 10 entrevistas semi-estruturadas com ambos os grupos sendo compostos por empregados da Tesla e empregados dos mais relevantes concorrentes alemães BMW, Mercedes-Benz e Volkswagen. O inquérito encontrou um total de sete vantagens competitivas relevantes. Estas vantagens competitivas são depois quantitativamente avaliadas pelos resultados do inquérito no âmbito do VRIO e qualitativamente avaliadas através das entrevistas de peritos. Esta combinação conduz não só à classificação de cinco vantagens competitivas como temporárias mas também à classificação de duas como vantagens competitivas sustentáveis: Em primeiro lugar, a rapidez e agilidade de Tesla, que se refere à elevada velocidade de funcionamento & tomada de decisões da empresa, bem como à rapidez de construção & encomenda de novas fábricas. Em segundo lugar, a integração vertical retroactiva da Tesla no fabrico de componentes e na futura produção interna de células de bateria.
Esta tese examina se Tesla possui vantagens competitivas sustentáveis na produção em massa de veículos eléctricos em relação aos seus concorrentes alemães. Assim, procura diminuir as duas lacunas de investigação identificadas da estratégia de produção da Tesla e da comparação competitiva da Tesla com a indústria automóvel alemã, que está a aumentar substancialmente a produção de veículos eléctricos em si. Para examinar esta coerência, o método de análise mais apropriado é o exame segundo o quadro Barneys VRIO, que define os quatro critérios de valor, raridade, inimitabilidade e organização para que uma vantagem competitiva seja classificada como sustentável. Os dados para realizar esta análise foram recolhidos utilizando um inquérito com 71 inquiridos e 10 entrevistas semi-estruturadas com ambos os grupos sendo compostos por empregados da Tesla e empregados dos mais relevantes concorrentes alemães BMW, Mercedes-Benz e Volkswagen. O inquérito encontrou um total de sete vantagens competitivas relevantes. Estas vantagens competitivas são depois quantitativamente avaliadas pelos resultados do inquérito no âmbito do VRIO e qualitativamente avaliadas através das entrevistas de peritos. Esta combinação conduz não só à classificação de cinco vantagens competitivas como temporárias mas também à classificação de duas como vantagens competitivas sustentáveis: Em primeiro lugar, a rapidez e agilidade de Tesla, que se refere à elevada velocidade de funcionamento & tomada de decisões da empresa, bem como à rapidez de construção & encomenda de novas fábricas. Em segundo lugar, a integração vertical retroactiva da Tesla no fabrico de componentes e na futura produção interna de células de bateria.