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Authors
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Abstract(s)
Voice user interfaces have become increasingly popular, and many consumer-level products containing this technology have been launched to the market. One of these products is the smart speaker, which shows high potential for consumer adoption. Companies will be interested in entering this lucrative market, simplifying people’s life and making the smart speaker a mainstream product.
However, not many studies focus on the consumer behavior perspective.
This dissertation aims to explore factors that influence the perception and intention to use smart speakers in German households, by proposing and analyzing an extended technology acceptance model (TAM).
Data includes secondary data as well as primary data, from qualitative and quantitative analysis.
The result showed that the factors attitude, household size for users and non-users and perceived usefulness, social influence and interest in innovation influences the intention to use smart speaker, whereas the perception and attitude is influenced by perceived usefulness (PU) and privacy concerns.
Following these study results, companies should try to optimize the features of smart speaker to guarantee a higher perceived usefulness, tackle privacy concerns and investing in right targeted consumer group marketing campaigns.
This study gives a solid basis for further research in the field of voice user interfaces and gives managerial implications for companies.
As interfaces de voz de utilizador têm-se tornado cada vez mais populares, e muitos produtos a nível do consumidor que contêm esta tecnologia têm sido lançados no mercado. Um destes produtos é a coluna inteligente, que mostra um elevado potencial para a adopção pelo consumidor. Empresas estarão interessadas em entrar neste mercado lucrativo, simplificando a vida das pessoas e tornando o altifalante inteligente num produto padrão. No entanto, não há muitos estudos que se concentrem na perspectiva do comportamento do consumidor. Esta dissertação visa explorar factores que influenciam a percepção e intenção de utilizar colunas inteligentes em lares alemães, propondo e analisando um modelo de aceitação de tecnologia alargada (TAM). Os dados incluem dados secundários, bem como dados primários, de análises qualitativas e quantitativas. O resultado mostrou que os aspetos atitude do usuário, o tamanho do agregado familiar de utilizadores e não-utilizadores e a percepção da utilidade, influência social e interesse na inovação influenciam a intenção de utilizar falantes inteligentes, enquanto que a percepção e atitude é influenciada pela percepção da utilidade (PU) e preocupações de privacidade. Na sequência destes resultados do estudo, as empresas devem tentar optimizar as características do "smart speaker" para garantir uma maior percepção da utilidade, lidar com as preocupações de privacidade e investir em campanhas de marketing de grupos de consumidores bem direccionadas. Este estudo fornece uma base sólida para uma maior investigação no campo das interfaces de voz de utilizador e dá implicações de gestão para empresas.
As interfaces de voz de utilizador têm-se tornado cada vez mais populares, e muitos produtos a nível do consumidor que contêm esta tecnologia têm sido lançados no mercado. Um destes produtos é a coluna inteligente, que mostra um elevado potencial para a adopção pelo consumidor. Empresas estarão interessadas em entrar neste mercado lucrativo, simplificando a vida das pessoas e tornando o altifalante inteligente num produto padrão. No entanto, não há muitos estudos que se concentrem na perspectiva do comportamento do consumidor. Esta dissertação visa explorar factores que influenciam a percepção e intenção de utilizar colunas inteligentes em lares alemães, propondo e analisando um modelo de aceitação de tecnologia alargada (TAM). Os dados incluem dados secundários, bem como dados primários, de análises qualitativas e quantitativas. O resultado mostrou que os aspetos atitude do usuário, o tamanho do agregado familiar de utilizadores e não-utilizadores e a percepção da utilidade, influência social e interesse na inovação influenciam a intenção de utilizar falantes inteligentes, enquanto que a percepção e atitude é influenciada pela percepção da utilidade (PU) e preocupações de privacidade. Na sequência destes resultados do estudo, as empresas devem tentar optimizar as características do "smart speaker" para garantir uma maior percepção da utilidade, lidar com as preocupações de privacidade e investir em campanhas de marketing de grupos de consumidores bem direccionadas. Este estudo fornece uma base sólida para uma maior investigação no campo das interfaces de voz de utilizador e dá implicações de gestão para empresas.
Description
Keywords
Voice user interface Smart voice assistant speaker Smart speaker Technology acceptance model (TAM) Consumer behavior perspective German households Interface de voz de utilizador Assistente de voz inteligente Altifalante inteligente Modelo de aceitação de tecnologia (TAM) Perspectiva do comportamento do consumidor Famílias alemãs