Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.43 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Galp is a portuguese integrated energy player that carries out activities in four business segments: Exploration & Production, Midstream; Commercial and, recently, Renewables and New Businesses.
Given the challenges being posed to the Oil&Gas industry, motivated by the loss of relevance of fossil energies and by the increasing weight of clean energy sources, the company aims to adapt itself to the energy transition, re-defining its strategy. Therefore, Galp decided to enter in the renewables business, with strong focus on Solar PV, and defined a target of 10GW of renewables’ installed capacity by 2030. This dissertation aims to design a Business Plan for Galp for this new business opportunity divided on three main sections: internal and external analysis (company and market), strategy definition and the financials associated.
A benchmarking analysis, focused on companies from the Oil&Gas and Utilities’ segments, made it possible to analyze the best practices to provide recommendations for Galp’s entry in solar PV market in a sustainable and profitable way. The conclusions of this dissertation highlight the importance of the scale in this market and the ways of differentiation of Oil&Gas companies, which are taking advantage of being integrated companies and complementing renewables portfolios with other energy sources and technologies to generate synergies and exploit the maximum value. The need to define more ambitious investment and capacity targets, in order to succeed in a highly competitive market and grant the best in-class assets is also a crucial step.
A Galp é uma empresa portuguesa integrada de energia e desenvolve atividades em quatro segmentos de negócio: Exploração e Produção, Midstream; Comercial e, mais recentemente, Renováveis e Novos Negócios. Face aos desafios que se têm colocado à indústria de Oil&Gas, motivados pela perda de relevância das energias fósseis e pelo crescente peso das energias de fonte renovável, a Galp tem vindo a redefinir a sua estratégia, de forma a adaptar-se ao novo paradigma energético. Uma das decisões estratégicas foi investir no negócio de energias renováveis, definindo uma meta de 10 GW de capacidade instalada até 2030, com foco no Solar Fotovoltaico. A presente dissertação visa definir um Business Plan para a entrada da Galp neste novo negócio, dividido em três secções: análise interna e externa (empresa e mercado), definição da estratégia e projeção dos principais indicadores financeiros. A análise benchmarking, focada em empresas Oil&Gas e Utilities, permitiu analisar as melhores práticas e delinear recomendações que garantam um investimento sustentável e rentável. As conclusões desta dissertação destacam a importância da escala neste mercado e das formas de diferenciação que as empresas de Oil&Gas têm vindo a adotar, tirando partido de serem integradas e complementado os seus portfolios de renováveis com outras fontes de energia e tecnologias, gerando assim sinergias e mais valor. Foi também identificada a necessidade da Galp definir metas de investimento e de capacidade mais ambiciosas, para assegurar o sucesso num mercado altamente competitivo, e garantir os melhores ativos do mercado.
A Galp é uma empresa portuguesa integrada de energia e desenvolve atividades em quatro segmentos de negócio: Exploração e Produção, Midstream; Comercial e, mais recentemente, Renováveis e Novos Negócios. Face aos desafios que se têm colocado à indústria de Oil&Gas, motivados pela perda de relevância das energias fósseis e pelo crescente peso das energias de fonte renovável, a Galp tem vindo a redefinir a sua estratégia, de forma a adaptar-se ao novo paradigma energético. Uma das decisões estratégicas foi investir no negócio de energias renováveis, definindo uma meta de 10 GW de capacidade instalada até 2030, com foco no Solar Fotovoltaico. A presente dissertação visa definir um Business Plan para a entrada da Galp neste novo negócio, dividido em três secções: análise interna e externa (empresa e mercado), definição da estratégia e projeção dos principais indicadores financeiros. A análise benchmarking, focada em empresas Oil&Gas e Utilities, permitiu analisar as melhores práticas e delinear recomendações que garantam um investimento sustentável e rentável. As conclusões desta dissertação destacam a importância da escala neste mercado e das formas de diferenciação que as empresas de Oil&Gas têm vindo a adotar, tirando partido de serem integradas e complementado os seus portfolios de renováveis com outras fontes de energia e tecnologias, gerando assim sinergias e mais valor. Foi também identificada a necessidade da Galp definir metas de investimento e de capacidade mais ambiciosas, para assegurar o sucesso num mercado altamente competitivo, e garantir os melhores ativos do mercado.
Description
Keywords
Solar PV Oil & gas companies Energy transition Iberian market Market analysis M&A Solar fotovoltaico Empresas oil&gas Transição energética Mercado ibérico Análise de mercado Fusões e aquisições